CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

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Autores/as

  • Thânia Maria Diniz
  • Rosângela Maria Rodrigues
  • Edlaine Faria de Moura Villela

Palabras clave:

PET-Saúde Interprofissionalidade; Educação Interprofissional; Colaboração; Trabalho em Equipe; Saúde Coletiva.

Resumen

Embora o SUS aconteça em ambientes interprofissionais, precisa avançar no seu ambiente de formação na prática interprofissional. A formação é muito conteudista e sem estratégias capazes de formar atitudes e habilidades pautadas na colaboração. O objetivo deste estudo foi descrever as percepções de preceptores e discentes de um grupo PET-Saúde
Interprofissionalidade da UFJ sobre as contribuições da Educação Interprofissional para a equipe. Trata-se de pesquisa qualitativa utilizando o grupo focal e a análise dos portfólios dos participantes, entre março de 2019 a abril de 2020, no Município de Jataí, Goiás. Os participantes da pesquisa reconhecem que há uma cultura de formação uniprofissional dominante na universidade e uma forte tendência na centralização das competências específicas, e ainda atribuem como consequência a estas duas, a dificuldade que a maioria dos profissionais tem para em trabalhar em equipe. Os participantes consideram o PET-Saúde
Interprofissionalidade um espaço favorável para promover experiências interprofissionais por aproximar o estudante de processos de trabalho comuns a todos os profissionais da saúde, e não só os específicos de sua área de formação. Também possibilita a interação com profissionais do serviço, com alunos e com usuários, o que torna o programa uma experiência
única e desafiadora com experiências e momentos reais sobre a prática profissional, o trabalho em equipe e o SUS. Assim, O PET-Saúde Interprofissionalidade possibilita uma qualificação e melhora da: qualidade da atenção à saúde individual e coletiva; da qualidade da formação profissional e satisfação dos trabalhadores dos serviços. Para isso, os governos devem
reconhecer a importância e apoiar a implementação das políticas de Educação Interprofissional (EIP) que valorizam o trabalho conjunto e o trabalho de equipe, os quais permitem uma prática mais resolutiva e a integralidade do cuidado, contribuindo para a
qualificação dos profissionais e obtenção de respostas mais efetivas na melhoria da atenção à saúde.

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Citas

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Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Maria Diniz, T., Maria Rodrigues, R. ., & Faria de Moura Villela, E. . (2021). CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DO PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 2(6). Recuperado a partir de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/180

Número

Sección

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

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