A VISÃO INCLUSIVA DE ZIRALDO NAS OBRAS FLICTS E AUTISMO
UMA REALIDADE
Visualizações: 96DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1563Palabras clave:
Autismo, Humanização, Literatura InfantilResumen
O presente ensaio tem como objetivo explanar a maneira como as obras Flicts e Autismo: uma realidade, escritas por Ziraldo, podem dialogar com a realidade das crianças com o transtorno do espectro autista. Outro ganho a saber seria que, com as orientações corretas, identificar-se-ia, ainda na fase infantil, como os elementos pertencentes à realidade do leitor, influenciam na transmissão da mensagem. Assim, abordar temas como o autismo de forma desconstruída, constitui, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para a quebra de estereótipos, além de conscientizar o leitor e explicar-lhe sobre tal problemática, na qual buscar-se-á, a construção de um texto consistente e, ao mesmo tempo, provocativo. Para tanto, é fundamental levar em consideração a questão de que a literatura permite um deslocamento de nossas experiências humanas e, por conta desse fluxo, tentaremos conseguir perceber o mundo de uma outra maneira, experimentando-o com um olhar mais crítico e sensível.
Descargas
Citas
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 13.ed. Trad. M. Lahud e Y. Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009.
CALVINO, Italo. As seis propostas para o próximo milênio. Trad. Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul. Rio de Janeiro / São Paulo, 2004.
AMARILHA, Marly; FREITAS, Alessandra Cardozo de. Os caminhos da poesia na escola: som, imagem, pensamento. In: AMARILHA, Marly (org.). Educação e leitura: desafios e criatividade. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 25-118.
D’AMBROSIO, Oscar. Flicts: a cor em busca de um lugar. Disponível em: https://www.unesp.br/aci/jornal/225/flicts.php. Acesso em: 25 set. 2020.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23° Edição. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1989.
LISPECTOR, Clarice. Todos os contos [recurso eletrônico]. Org. Benjamin Moser. 1. ed. Rio de Janeiro: Rocco Digital, 2016.
SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Prática escolares de letramento literário: sugestões para leitura literária e produção textual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2022.
ZIRALDO. Autismo: uma realidade. ZIRALDO MEGATÉRIO ESTÚDIO Texto: Gustavo Luiz Arte: Miguel Mendes, Marco, Fábio Ferreira, 2013.
ZIRALDO. Flicts. 39. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1969.
ZIRALDO. O menino marrom. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
ZIRALDO. Planeta Lilás. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.