INCLUSÃO POR MEIO DA MONITORIA DE ENSINO AOS ALUNOS DO NAPNE IFPA/CAMPUS BRAGANÇA
Visualizações: 254DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1562Palabras clave:
Monitoria de Ensino, Educação Inclusiva, NAPNEResumen
Este artigo tem por objetivo evidenciar a eficácia da Monitoria de Ensino como ferramenta para promover a inclusão dos alunos do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) Campus de Bragança- Pará. A pesquisa destaca a importância da monitoria como prática pedagógica que vai além do reforço acadêmico, desempenhando um papel crucial na sensibilização da comunidade acadêmica e na mudança de percepções dos docentes em relação à educação inclusiva. Baseado em uma pesquisa exploratória e revisão bibliográfica, os resultados destacam o impacto positivo na sensibilização da comunidade acadêmica, e os resultados indicam que a monitoria, alinhada às diretrizes do NAPNE e respaldada pela Instrução PROEN 2019, contribui para criar um ambiente educacional mais acessível e acolhedor aos discentes, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos do NAPNE.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Dulce Barros de et at. Política educacional e formação docente na perspectiva da inclusão. Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 32, n. 2, p. 327-342, 2007. Disponível: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/677. Acesso em: 20 de jan. 2024.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional -LDB. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.portal.mec.gov.br. Acesso em: 10 de jan. de 2024.
DA SILVA, Rosineide Nascimento; MORAIS DE BELO, Maria Lusia. Experiências e reflexões de monitoria: contribuição ao ensino-aprendizagem. Scientia Plena, v. 8, n. 7, 2012. Disponível em: https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/822. Acesso em: 20 jan. 2024.
FONSECA, João Jose Saraiva. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÂO, TECNOLOGIA E CIÊNCIA DO PARÁ. Pró-Reitoria de Ensino. Instrução Normativa nº 04/2019, de 30 de dezembro de 2019. Dispõe instrui os procedimentos para elaboração, aprovação e acompanhamento de projetos de monitoria no âmbito do Programa de Monitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará: Pró-Reitoria de Ensino, 2019. Disponível em: https://proen.ifpa.edu.br/documentos-1/instrucao-normativa/2019-1/2117-instrucao-normativa-n-04-2019-proen-procesimentos-para-elaboracao-aprovacao-e-acompanhamento-de-projetos-de-monitoria-no-ambito-do-programa-de-monitoria-de-ensino-do-ifpa/file. Acesso em: 15 jan. 2024
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
PAPIM, Angelo Antonio et al. Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018.
RODRIGUERO, Celma Regina Borghi; GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; DA SILVA, Tania dos Santos Alvarez. Educação inclusiva no ensino superior e Monitoria Especial: da legalidade à educação para a sensibilidade. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3962. Acesso em: 12 jan. 2024.
ROSA, Alcemir Horácio. Praticas do NAPNE para uma educação inclusiva: ações- praticas e desafios no despertar da consciência inclusiva. In:IV seminário diversidade e respeito ás diferenças-IV SEDIRD e I encontro do grupo de pesquisa em educação especial na perspectiva da inclusão escolar- evento online, 2020, Serrinha, BA. Anais [...] Serrinha, BA: Lapprudes, 2020. Disponivel em: file:///C:/Users/rosia/Downloads/614-Texto%2520do%2520artigo-2262-1-10-20210903%20(1).pdf. Acesso em: 10 jan. 2024
SÁ, Ivone Rosa Ferreira; Almeida, Helena Azevedo Paulo de. Monitoria: ensinar e aprender no Ensino Médio Integrado In: Jornada de Linguagens, Tecnologia e Ensino, 2, 2019. Timóteo. Atas da [...]. Timóteo: CEFETMG, 2019, p. 60-70. Disponível em: http://www.lite.cefetmg.br/publicacoes/atas-2alite. Acesso em: 08 jan. 2024.
VIEIRA, Gerlina Cunha; CARVALHO, Pollyanna Santos de; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. Politicas Publicas: a importância da monitoria para inclusão acadêmica e a acessibilidade na unifesspa.In: III congresso paraense de educação especial, 2016, Marabá. Anais [...] Marabá: Unifesspa, 2016. Disponível em: https://cpee.unifesspa.edu.br/images/Anais_2016/Comunicacao_Oral/Gerlina_Cunha_Vieira.pdf. Acesso em: 06 jan. 2024.
VIEIRA, Gerlina Cunha; DE CARVALHO, Pollyanna Santos; RABELO, Lucélia Cardoso Cavalcante. políticas públicas: a importância do programa de discente apoiador para inclusão acadêmica e a acessibilidade na unifesspa. Seminário de Projetos de Ensino, v. 2, n. 1, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.