AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
Visualizações: 329DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1510Palabras clave:
Educação, Políticas Públicas, EJA, Tecnologias digitaisResumen
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Lucia Maria; SILVA, Clécio Danilo Dias; TORRES, Carina Ioná de Oliveira. Tecnologia educacional e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Civicae, Aquidabã, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/CBPC2674-6646.2021.001.0001Acesso em: 12 nov. 2022.
ALVARENGA, Marcia Soares de; RIBEIRO, Glasiele Lopes Carvalho. A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais. Revista Cocar, Belém, edição especial, n. 11, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4747. Acesso em: 12 ago. 2023.
ALVES, Wanderleya Magna; SILVA, Francisco Vieira da; BESSA, José Reginaldo Rocha. Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 180-192, jan./abr. 2021. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 13 abr. 2022
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo. Trabalho e (des)valor no capitalismo de plataforma: três teses sobre a nova era de desantroprofização do trabalho. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023, p. 11-39.
ARROYO, Miguel Gonzáles. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.
AVELAR JÚNIOR, Reniel Ribeiro; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Nuances do aprendizado online antes e durante a pandemia: uma revisão de temas da ANPED e da RBE. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 4. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/817. Acesso em: 13 dez. 2023.
BAITEL, Daniele Terezinha de Lima; LASCOSKI, Sonieli Pedroso. A atualidade da profissão docente a luz da concepção de Theodor W. Adorno: uma análise reflexiva em um contexto de pandemia. In: Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital. São Paulo: Liber Ars, 2021. p. 275-286.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2022.
BRAGA, Maria Dalva Uchoa. É preciso conversar sobre a EJA. Falta de investimentos, esvaziamento e o fracasso das políticas públicas: os desafios que jovens e adultos enfrentam para ter direito à educação no brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, maio 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9703. Acesso em: 12 set. 2023.
BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Brasília, DF: Presidência da República, [1934]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 11 nov. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 18 nov. 2022.
BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 51, de 16 de setembro de 2009 (Alterada pela Resolução nº 22, de 7 de junho de 2013). Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), 2009. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3360- resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-51-16-de-setembro-de-2009. Acesso em: 27 ago. 2022.
BOCASANTA, Dainane Martins; RAPKIEWICZ, Clevi Elena. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.101050. Acesso em: 7 nov. 2023.
BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 25 out. 2023.
CASTRO, Rafael Fonseca de. Tecnologias Emergentes e formação de professores: o que as grades curriculares de cursos de Pedagogia sinalizam? In: SILVA, Marijane Silveira da; PEDROSA, Neide Borges; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação de professores no Brasil. Porto Velho: EDUFRO, 2020, p. 82-97. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Livros%20Novos%202020/MuLTIPLOS%20OLHARES.pdf. Acesso em: 8 ago. 2022.
CIPRIANO, Aline Carla de Sousa Leite; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves. O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: uma proposta emancipadora. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 9, n. 15, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2887. Acesso em: 25 nov. 2022.
COLEMARX. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Em defesa da educação pública e comprometida com a igualdade social. Por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas? Rio de Janeiro: Colemarx, 2020. Disponível em: https://observatoriocondicoesvidaetrabalho.files.wordpress.com/2020/05/colemarx-texto-crc3adtico-ead-2.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.
COSTA, Eduardo Antônio de Pontes; GOMES, Daniela da Silva. Prática de alfabetização de adultos em análise: entre desafios e limites. Revista Momento, São Lourenço do Sul, v. 32, n. 2, p. 440-462, maio/ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14689. Acesso em: 14 dez. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
FRIEDRICH, Márcia et al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14908. Acesso em: 8 nov 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GJERGJI, Iside; DENUNZO, Fabrizio. Digitalização e trabalho dos professores: o exemplo da Italia. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, maio/ago. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007. Acesso em: 3 jul. 2022.
IBGE. Internet chegou a 90% dos domicílios brasileiros no ano passado. Pesquisa em Educação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2022/09/internet-chegou-a-90-dos-domicilios-brasileiros-no-ano-passado. Acesso em: 6 dez. 2022.
KELLER, Lenir; BECKER, Elsbeth Léia Spode. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 9, n. 15, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2777. Acesso em: 9 nov. 2022.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
MARQUES, Ronualdo; LELIS, Diego Andrade de Jesus; GONZALEZ, Carlos Eduardo Fortes. Pontos positivos e pontos negativos: no trabalho docente frente à virtualização de emergência na educação no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Valore, Volta Redonda, 8, 2023 Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1062. Acesso em: 13 dez. 2023.
MARQUEZ, Nakita Ani Guckert; GODOY, Dalva Maria Alves. Políticas públicas para educação de jovens e adultos: em movimento e disputa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 25-42, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51940. Acesso em: 12 dez. 2023.
MELO, Mayara Siqueira de; SILVA, Valmir Rogério; GAIA, Rosana Viana. Tecnologias digitais: as complexidades do cenário pandêmico no PROEJA e na EJA durante o ensino remoto. Educitec, Manaus, v. 8, 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1985. Acesso em: 10 out. 2022.
MELLO, Paulo Eduardo Dias. Políticas públicas para a produção de materiais didáticos para educação de jovens e adultos no Brasil entre 1995 e 2017: avanços, contradições e recuos. In:
PAIVA, Jane. Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2019.
MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. 21. ed. rev. atual. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.
MORIN, Edgar. É hora de mudanças de vida: lições do coronavírus. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.
NUNES, Gillianne de Oliveira et al. Desafios e possibilidades do uso das TICS. Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal, v. 23, edição especial, set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33462. Acesso em: 14 nov. 2023.
OLIVEIRA, Delziana et al. Percepções de professoras sobre o uso pedagógico de tecnologias emergentes: uma investigação em Porto Velho/RO. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 410-427, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.410-427.1912. Acesso em: 12 jul. 2022.
OLIVEIRA JUNIOR, Israel de et al. Educação pública, acesso às tecnologias digitais e ao ensino remoto na pandemia da COVID-19. Geografares, Vitória, v. 36, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/geografares/9274. Acesso em: 3 fev. 2024.
PAINEL TIC COVID-19. Pesquisa on-Line com usuários de internet no Brasil. 4. ed. 2022. (Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-Line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20220404170927/painel_tic_covid19_4edicao_livro%20eletronico.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.
PAINEL TIC COVID-19. Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3. ed. 2020. (Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.
PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1973.
PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
PARANÁ. Instrução Normativa Conjunta nº 005/2020 – SEED/DEDUC/SESP/DEPEN. Dispõe sobre a organização da oferta educacional nos CEEBJAs vinculados aos Estabelecimentos Penais, no período de Isolamento Social – COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/instrucaoconj_052020_retificada.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.
PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Trajetória histórica, social e política da EJA. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 3, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3374. Acesso em: 18 jun. 2022.
PRIVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Educação básica sob a tecnologia digital e a subsunção do trabalho docente: diálogos entre Brasil e Portugal. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAILO, Alessandra Francisco. Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década – 2012 a 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/. Acesso em: 12 ago. 2023.
SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A educação básica na pandemia no estado do Paraná: o que as pesquisas revelam? Revista Olhares, Guarulhos, v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12968/9591. Acesso em: 2 nov. 2023.
SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-25, 2020. DOI:10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1463.
SILVEIRA, Elis Regina Hamilton. Tutorial bilíngue do SIGAA módulo discente para estudantes surdos do IFSC. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586098/4/Elis%20Regina%20com%20ISBN.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.
SOUSA, Alielson Fernando da Silva; COSTA NETO, Porfírio Moraes da; PESSOA, Andréia Nádia Lima de Sousa. Inclusão digital: os obstáculos a serem enfrentados na busca pela dignidade na sociedade conectada. RECIMA21, v. 4, n. 6, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3353. Acesso em: 2 jan. 2023.
UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/omi/omissão–futuros–da–educação–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 11 dez. 2020.
VIEIRA, Maria Clarisse; CRUZ, Karla Nascimento. A produção sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos. Educação em Foco, ano 22, n. 36, p. 58-74, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723. Acesso em: 14 dez. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Estudios Interdisciplinarios
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
La Revista de Estudios Interdisciplinares adopta la Licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite compartir y adaptar el trabajo, incluso con fines comerciales, siempre que se otorgue la atribución adecuada y se reconozca la publicación original en esta revista.