AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL

O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS

Visualizações: 329

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1510

Palabras clave:

Educação, Políticas Públicas, EJA, Tecnologias digitais

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos(as) no processo de ensino e aprendizagem com as tecnologias digitais. O estudo constituiu-se de uma abordagem quali-quantitativa de natureza aplicada e descritiva. Como instrumento de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 13 alunos(as), 8 professores(as) e 2 pessoas da equipe pedagógica do Colégio Estadual Dona Pérola Byington, situado em Pérola, Paraná. Para análise e interpretação dos resultados obtidos, foi utilizada a análise de conteúdo e a categorização de Bardin (2022). Os resultados obtidos na pesquisa apresentaram pontos positivos e negativos sobre o uso das tecnologias digitais na EJA e apontaram para a necessidade da inclusão digital para todos(as), o investimento na formação continuada dos(as) professores(as) e a promoção de políticas públicas para essa modalidade de ensino.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Débora Raitz Silva, Universidade Estadual do Paraná

Mestre(a) pelo do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento - PPGSED da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Cleverson Molinari Mello, Universidade Estadual do Paraná

Docente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento – PPGSeD da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Citas

ALMEIDA, Lucia Maria; SILVA, Clécio Danilo Dias; TORRES, Carina Ioná de Oliveira. Tecnologia educacional e inclusão social na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Civicae, Aquidabã, v. 3, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: http://www.cognitionis.inf.br/index.php/civicae/article/view/CBPC2674-6646.2021.001.0001Acesso em: 12 nov. 2022.

ALVARENGA, Marcia Soares de; RIBEIRO, Glasiele Lopes Carvalho. A dialética do lugar social da educação de jovens e adultos nas políticas curriculares atuais. Revista Cocar, Belém, edição especial, n. 11, p. 1-20, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4747. Acesso em: 12 ago. 2023.

ALVES, Wanderleya Magna; SILVA, Francisco Vieira da; BESSA, José Reginaldo Rocha. Projeto interdisciplinar e desenvolvimento da aprendizagem na EJA em tempos de COVID-19: uma análise crítico-reflexiva. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 85, p. 180-192, jan./abr. 2021. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo. Acesso em: 13 abr. 2022

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e (des)valor no capitalismo de plataforma: três teses sobre a nova era de desantroprofização do trabalho. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023, p. 11-39.

ARROYO, Miguel Gonzáles. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA – itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

AVELAR JÚNIOR, Reniel Ribeiro; SIQUEIRA, Alexandra Bujokas de. Nuances do aprendizado online antes e durante a pandemia: uma revisão de temas da ANPED e da RBE. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 4. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/817. Acesso em: 13 dez. 2023.

BAITEL, Daniele Terezinha de Lima; LASCOSKI, Sonieli Pedroso. A atualidade da profissão docente a luz da concepção de Theodor W. Adorno: uma análise reflexiva em um contexto de pandemia. In: Desafios da educação pós-pandemia: impactos da quarentena no currículo e na cultura digital. São Paulo: Liber Ars, 2021. p. 275-286.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2022.

BRAGA, Maria Dalva Uchoa. É preciso conversar sobre a EJA. Falta de investimentos, esvaziamento e o fracasso das políticas públicas: os desafios que jovens e adultos enfrentam para ter direito à educação no brasil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, maio 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9703. Acesso em: 12 set. 2023.

BRASIL. Constituição (1934). Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1934. Brasília, DF: Presidência da República, [1934]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao34.htm. Acesso em: 11 nov. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [1988]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc95.htm. Acesso em: 12 jun. 2022.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 12 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br. Acesso em: 18 nov. 2022.

BRASIL. Resolução CD/FNDE nº 51, de 16 de setembro de 2009 (Alterada pela Resolução nº 22, de 7 de junho de 2013). Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos (PNLD EJA), 2009. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3360- resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-51-16-de-setembro-de-2009. Acesso em: 27 ago. 2022.

BOCASANTA, Dainane Martins; RAPKIEWICZ, Clevi Elena. Letramento digital na Educação de Jovens e Adultos: uma experiência no Colégio de Aplicação da UFRGS. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, 2020. DOI: 10.22456/2595-4377.101050. Acesso em: 7 nov. 2023.

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educ. Real., Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: http://www.ufrgs.br/edu_realidade. Acesso em: 25 out. 2023.

CASTRO, Rafael Fonseca de. Tecnologias Emergentes e formação de professores: o que as grades curriculares de cursos de Pedagogia sinalizam? In: SILVA, Marijane Silveira da; PEDROSA, Neide Borges; ISOBE, Rogéria Moreira Rezende (Org.). Múltiplos olhares sobre a formação de professores no Brasil. Porto Velho: EDUFRO, 2020, p. 82-97. Disponível em: https://edufro.unir.br/uploads/08899242/Livros%20Novos%202020/MuLTIPLOS%20OLHARES.pdf. Acesso em: 8 ago. 2022.

CIPRIANO, Aline Carla de Sousa Leite; RIBEIRO, Francisco Adelton Alves. O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação de jovens e adultos: uma proposta emancipadora. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 9, n. 15, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2887. Acesso em: 25 nov. 2022.

COLEMARX. Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação. Em defesa da educação pública e comprometida com a igualdade social. Por que os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas? Rio de Janeiro: Colemarx, 2020. Disponível em: https://observatoriocondicoesvidaetrabalho.files.wordpress.com/2020/05/colemarx-texto-crc3adtico-ead-2.pdf. Acesso em: 19 ago. 2022.

COSTA, Eduardo Antônio de Pontes; GOMES, Daniela da Silva. Prática de alfabetização de adultos em análise: entre desafios e limites. Revista Momento, São Lourenço do Sul, v. 32, n. 2, p. 440-462, maio/ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/14689. Acesso em: 14 dez. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 77. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FRIEDRICH, Márcia et al. Trajetória da escolarização de jovens e adultos no Brasil: de plataformas de governo a propostas pedagógicas esvaziadas. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 18, n. 67, p. 389-410, abr./jun. 2010. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/handle/ri/14908. Acesso em: 8 nov 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GJERGJI, Iside; DENUNZO, Fabrizio. Digitalização e trabalho dos professores: o exemplo da Italia. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 14, maio/ago. 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782000000200007. Acesso em: 3 jul. 2022.

IBGE. Internet chegou a 90% dos domicílios brasileiros no ano passado. Pesquisa em Educação, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2022/09/internet-chegou-a-90-dos-domicilios-brasileiros-no-ano-passado. Acesso em: 6 dez. 2022.

KELLER, Lenir; BECKER, Elsbeth Léia Spode. A trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Revista EJA em Debate, Florianópolis, ano 9, n. 15, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/2777. Acesso em: 9 nov. 2022.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas: Papirus, 2012.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MARQUES, Ronualdo; LELIS, Diego Andrade de Jesus; GONZALEZ, Carlos Eduardo Fortes. Pontos positivos e pontos negativos: no trabalho docente frente à virtualização de emergência na educação no contexto da pandemia da COVID-19. Revista Valore, Volta Redonda, 8, 2023 Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1062. Acesso em: 13 dez. 2023.

MARQUEZ, Nakita Ani Guckert; GODOY, Dalva Maria Alves. Políticas públicas para educação de jovens e adultos: em movimento e disputa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 25-42, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-51940. Acesso em: 12 dez. 2023.

MELO, Mayara Siqueira de; SILVA, Valmir Rogério; GAIA, Rosana Viana. Tecnologias digitais: as complexidades do cenário pandêmico no PROEJA e na EJA durante o ensino remoto. Educitec, Manaus, v. 8, 2022. DOI: https://doi.org/10.31417/educitec.v8.1985. Acesso em: 10 out. 2022.

MELLO, Paulo Eduardo Dias. Políticas públicas para a produção de materiais didáticos para educação de jovens e adultos no Brasil entre 1995 e 2017: avanços, contradições e recuos. In:

PAIVA, Jane. Aprendizados ao longo da vida: sujeitos, políticas e processos educativos. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2019.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. 21. ed. rev. atual. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2013.

MORIN, Edgar. É hora de mudanças de vida: lições do coronavírus. Tradução Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2021.

NUNES, Gillianne de Oliveira et al. Desafios e possibilidades do uso das TICS. Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação, Natal, v. 23, edição especial, set. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/33462. Acesso em: 14 nov. 2023.

OLIVEIRA, Delziana et al. Percepções de professoras sobre o uso pedagógico de tecnologias emergentes: uma investigação em Porto Velho/RO. Revista Educar Mais, Pelotas, v. 4, n. 2, p. 410-427, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.410-427.1912. Acesso em: 12 jul. 2022.

OLIVEIRA JUNIOR, Israel de et al. Educação pública, acesso às tecnologias digitais e ao ensino remoto na pandemia da COVID-19. Geografares, Vitória, v. 36, 2023. Disponível em: http://journals.openedition.org/geografares/9274. Acesso em: 3 fev. 2024.

PAINEL TIC COVID-19. Pesquisa on-Line com usuários de internet no Brasil. 4. ed. 2022. (Cultura, Comércio Eletrônico, Serviços Públicos On-Line, Telessaúde, Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20220404170927/painel_tic_covid19_4edicao_livro%20eletronico.pdf. Acesso em: 8 fev. 2023.

PAINEL TIC COVID-19. Pesquisa sobre o uso da internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus. 3. ed. 2020. (Ensino Remoto e Teletrabalho). Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201104182616/painel_tic_covid19_3edicao_livro%20eletr%C3%B4nico.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

PAIVA, Vanilda Pereira. Educação popular e educação de adultos. 2. ed. São Paulo: Loyola, 1973.

PAIVA, Vanilda Pereira. História da educação popular no Brasil: educação popular educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

PARANÁ. Instrução Normativa Conjunta nº 005/2020 – SEED/DEDUC/SESP/DEPEN. Dispõe sobre a organização da oferta educacional nos CEEBJAs vinculados aos Estabelecimentos Penais, no período de Isolamento Social – COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-07/instrucaoconj_052020_retificada.pdf. Acesso em: 12 dez. 2023.

PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Trajetória histórica, social e política da EJA. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 3, 2018. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/3374. Acesso em: 18 jun. 2022.

PRIVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César. Educação básica sob a tecnologia digital e a subsunção do trabalho docente: diálogos entre Brasil e Portugal. In: ANTUNES, Ricardo. Icebergs à deriva: o trabalho nas plataformas digitais. São Paulo: Boitempo, 2023.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAILO, Alessandra Francisco. Políticas públicas da Educação de Jovens e Adultos: análise de uma década – 2012 a 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/. Acesso em: 12 ago. 2023.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus; GONÇALVES, José Alexandre; RODRIGUES, Samuel de Oliveira. A educação básica na pandemia no estado do Paraná: o que as pesquisas revelam? Revista Olhares, Guarulhos, v. 10, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12968/9591. Acesso em: 2 nov. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 1-25, 2020. DOI:10.24065/2237-9460.2020v10n0ID1463.

SILVEIRA, Elis Regina Hamilton. Tutorial bilíngue do SIGAA módulo discente para estudantes surdos do IFSC. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/586098/4/Elis%20Regina%20com%20ISBN.pdf. Acesso em: 15 fev. 2022.

SOUSA, Alielson Fernando da Silva; COSTA NETO, Porfírio Moraes da; PESSOA, Andréia Nádia Lima de Sousa. Inclusão digital: os obstáculos a serem enfrentados na busca pela dignidade na sociedade conectada. RECIMA21, v. 4, n. 6, 2023. Disponível em: https://recima21.com.br/index.php/recima21/article/view/3353. Acesso em: 2 jan. 2023.

UNESCO. A Comissão Futuros da Educação da Unesco apela ao planejamento antecipado contra o aumento das desigualdades após a COVID-19. Paris: Unesco, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/omi/omissão–futuros–da–educação–da–unesco–apela–ao–planejamento–antecipado–o–aumento–das. Acesso em: 11 dez. 2020.

VIEIRA, Maria Clarisse; CRUZ, Karla Nascimento. A produção sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos. Educação em Foco, ano 22, n. 36, p. 58-74, jan./abr. 2019. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/2723. Acesso em: 14 dez. 2022.

Publicado

2024-09-05

Cómo citar

Silva, D. R., & Mello, C. M. (2024). AVANÇOS E RETROCESSOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA EJA NO BRASIL: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–25. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1510

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Artículos similares

<< < 37 38 39 40 41 42 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.