AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS PÚBLICAS BRASILEIRAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
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https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1497Palabras clave:
Educação Integral, Tempo Integral, Políticas Públicas EducacionaisResumen
Este artigo tem como objetivo compreender a implementação da política pública educacional para o regime de escolas de tempo integral, no ensino fundamental das redes públicas municipais brasileiras. O estudo apresenta o paradigma fenomenológico. A pesquisa do tipo descritiva, bibliográfica e documental utiliza como fontes de coleta de dados as políticas públicas educacionais que contemplam diretrizes sobre Educação Integral em Tempo Integral. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os gestores escolares de 5 escolas municipais. As informações coletadas são interpretadas de acordo com as categorias de análise pré-estabelecidas. Os resultados envolvem uma análise e reflexão sobre a implementação da Educação Integral nas Escolas Públicas de diferentes contextos educacionais. As escolas municipais de tempo integral, do ensino fundamental desenvolvem ações e estratégias pedagógicas com foco na organização do tempo e espaços; na organização curricular; em atividades e metodologia de trabalho; e, critérios para a escolha dos alunos participantes de acordo com a sua realidade e território.
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