FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

O HABITUS ENQUANTO ELEMENTO OPERANTE NAS PRÁTICAS DOCENTES

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DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1482

Palabras clave:

Formação De Professores, Habitus Professoral, Habitus Estudantil

Resumen

Este artigo objetiva discutir elementos que fazem parte do fazer pedagógico “como fazer”, que operam na invisibilidade durante as práticas docentes, de modos singulares e plurais, norteando as ações cotidianas de professores de forma “inconsciente”, em fases distintas da carreira. Tem como elemento central desta discussão o conceito de habitus, diante de um olhar sociológico a partir das contribuições de Pierre Bourdieu, o qual será dialogado com a psicologia cognitivista, visando a partir da reflexão sobre a prática, a possibilidade de ressignificação do conhecimento que é mobilizado durante a ação, entendendo o habitus elemento de grande potencial na construção de conhecimentos operacionais da prática docente, contribuindo assim com uma formação inicial mais sólida aos futuros professores.

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Biografía del autor/a

Michelle Cristina Bueno Bichof, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". 

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Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Bichof, M. C. B. (2024). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: O HABITUS ENQUANTO ELEMENTO OPERANTE NAS PRÁTICAS DOCENTES. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(2), 01–19. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1482

Número

Sección

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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