GLOBALIZAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA COMUNICACIONAL

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Authors

  • Heider Carlos Matos

Keywords:

Globalização. Esfera pública. Comunicação. Mídias. Redes Sociais.

Abstract

Neste artigo serão abordados o processo de globalização e sua contribuição para o surgimento de uma esfera pública comunicacional. Trataremos dos conceitos e definições das novas tecnologias, desenvolvidas na chamada Revolução informacional, considerado como a terceira revolução industrial, por proporcionar o surgimento da mídia digital e, posteriormente, com o advento da internet, das plataformas digitais (mídias e rede sociais). Discutimos o espaço no mundo global. O processo de globalização muda e percepção criando novos modos de inserção no tempo e espaço. Cria-se uma nova cultura, a cultura da globalização. Cultura esta que expõe uma cultura as outras. A globalização (com o advento da internet, com as novas tecnologias da comunicação e as mídias e redes sociais na internet) inaugura uma nova forma de se comunicar que não se prende a territorialidade. Surge uma esfera pública comunicacional, pluralista e transnacional. Esta esfera quebrou o monopólio dos meios de comunicação de massa (Revistas, Rádio e Televisão) por proporcionar uma maior liberdade de expressão e por oportunizar a produção de conteúdo e a escola das fontes de informação. A globalização tem participação direta no novo panorama da comunicação e no surgimento de uma esfera pública comunicacional. 

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Published

2021-07-13

How to Cite

Carlos Matos, H. . (2021). GLOBALIZAÇÃO E A CONFIGURAÇÃO DA ESFERA PÚBLICA COMUNICACIONAL. Interdisciplinary Studies Journal, 3(1). Retrieved from https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/93

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