O PROGRAMA INTERINSTITUCIONAL CIDADES EDUCADORAS DA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA
Visualizações: 136DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v5i6.747Keywords:
Cidades Educadoras, Pró-reitoria de Extensão do IFFAR, GeoparqueAbstract
A pesquisa realizada trata das cidades educadoras a partir do programa interinstitucional da pró-reitoria de extensão do Instituto Federal Farroupilha, analisando os conceitos, e sua ligação com o geoparque raízes de pedra. O objetivo da pesquisa está em entender os processos de implementação de uma cidade educadora bem como sua importância para a comunidade local. Para desenvolvimento desta pesquisa utilizamos a metodologia qualitativa, com aplicação do método de análise de conteúdo. Como resultados parciais a necessidade de que os municípios que se propõe a implementar uma cidade educadora tem como desafios o rompimento com as estruturas tradicionais ou conservadoras não só no espaço escolar.
Downloads
References
AICE. Associação Internacional das Cidades Educadoras. Cidades Associadas. Associação Internacional das Cidades Educadoras, [s.d]. Disponível em: https://bit.ly/3iAaJ3T. Acesso em: 20 ago. 2020.
AITA, Vania S., ZUIN Aparecida L. A., Princípios Norteadores da Cidade Educadora. Revista de Direito da Cidade. v. 4, n. 02 p. 193-232.
BATAGLIN, Amanda da S., BECKER, Elsbeth L. S., SILVA, Marcio T., PARA ALÉM DAS ESCOLAS: CIDADES EDUCADORAS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL, Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 22, n. 1, p. 23-35, 2021. DOI: https://doi.org/10.37780/ch.v22i1.3550
Carta das Cidades Educadoras, Apresentada no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que teve lugar em Barcelona em novembro de 1990. Esta Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no de Génova (2004).
FREITAS, I. N. de. Projeto Geoparque Seridó: Um estudo das Práticas Turísticas como Propulsor para o Desenvolvimento Local. Dissertação de Mestrado – Programa de pós-graduação em Turismo – PPGTUR da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2019.
GADOTTI, M.; PADILHA, P. R.; CABEZUDO, A. (Orgs.). Cidade Educadora: princípios e experiências. São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire; Buenos Aires: Ciudades Educadoras América Latina, 2004.
GEOPARQUES, contexto, origem e perspectivas no Brasil. Documento Técnico produto 01. Projeto 914BRZ4024 / UNESCO – Ministério do Turismo COOPERAÇÃO Ministério do Turismo UNESCO E Agência Brasileira de Cooperação / Ministério das Relações Exteriores, 2021.
GEOPARQUES, Diretrizes para o desenvolvimento dos pilares estruturantes dos geoparques: Patrimônio Geológico, gestão, Visibilidade e Trabalho em Rede. Documento Técnico produto 02. Projeto 914BRZ4024 / UNESCO – Ministério do Turismo COOPERAÇÃO Ministério do Turismo UNESCO E Agência Brasileira de Cooperação / Ministério das Relações Exteriores, 2021.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFar). PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/PROEX., código PG001-2023 PROGRAMA DE EXTENSÃO CIDADES EDUCADORAS. Santa Maria, 2023.
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFar). PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO/PROEX. Programa de Extensão Nº 2021/2021.
MORIGI, Valter Cidades educadoras: possibilidades de novas políticas públicas para reinventar a democracia / Valter Morigi.-- Porto Alegre: Sulina, 2016.
MUNHOZ, Isabela M. Trabalho de conclusão de curso de licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2021.
NOVAES, Vinicius W. Geoparques e Turismo: Um Olhar Sobre Os Pirineus – Pirenopólis – GO, Dissertação de mestrado apresentada no Programa de mestrado profissional de Turismo da UNB, 2016.
POZO, J. M. del. O conceito de cidade educadora, hoje. In: AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras. Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras. Torres Novas, Portugal: Gráfica Almondina, 2013, pp. 23-33.
PROJETO GEOPARQUE RAÍZES DE PEDRA. Santa Maria 2023.
SANTOS, F. de A. dos; SOARES, M. L. de A. Cidade Educadora e escola cidadã na cidade contemporânea. Quaestio – Revista de Estudos em Educação, [S.l.], v. 11, n. 2, p. 177-194, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.