UM OLHAR SOBRE A LICENCIATURA INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS
Visualizações: 402Keywords:
Ciências Humanas, Interdisciplinaridade, Futuros DocentesAbstract
A história da educação no Brasil passa constantemente por transformações e as instituições que preparam futuros docentes estão atentas a estas mudanças. O objetivo deste trabalho é colocar em discussão temas para analisar e refletir uma formação interdisciplinar, a interdisciplinaridade e suas particularidades para a formação de docentes pelo curso de Ciências Humanas - Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, no campus São Borja. O presente trabalho foi desenvolvido utilizando a pesquisa exploratória, abordagem quantitativa e os procedimentos bibliográficos e levantamentos. O período de aplicação do questionário foi de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022, tendo sido enviado para 80 discentes, com retorno de 13 estudantes. Os resultados do questionário aplicado, mostraram que os discentes do curso, em sua maioria, são conscientes sobre as particularidades e práticas interdisciplinares presentes no curso de Ciências Humanas - Licenciatura, e buscam maneiras de levar o conceito para sua futura vida docente. Concluiu-se que foi possível entender como a formação interdisciplinar é recebida e entendida pelos discentes do curso. Porém, quanto aos desafios e dificuldades que existem na formação interdisciplinar, as proporções do problema levantado se tornam demasiadamente grandes para serem abordadas no presente artigo, abrindo espaço para os autores voltarem a explorar o tema posteriormente.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Superior, Diretoria de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior. Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais. REUNI 2008 – Relatório de Primeiro Ano. p. 1-17, 2009.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Ed. São Paulo, Atlas S/A, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999 apud CHAER, Galdino; DINIZ, Rafael Rosa Pereira; RIBEIRO, Elisa Antônia. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Evidência, Araxá, v. 7, n. 7, p. 251-266, 2011.
GIL, Natália de Lacerda. A produção dos números escolares (1871-1931): contribuições para uma abordagem crítica das fontes estatísticas em História da Educação. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 29, n. 58, 2009.
PAVIANI, Jayme. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2.ed. Rev. Educs, Caxias do Sul, 2008.
PORVIR. “Não existe saber o fragmentado, ele é um só”. Disponível em: <https://porvir.org/nao-existe-saber-fragmentado-ele-e-um-so/> Acesso em: 29 dez. 2021.
RAMOS, Ana; DELGADO, Fernanda; AFONSO, Paulo; CRUCHINHO, Alexandra; PEREIRA, Paula; SAPETA, Paula; RAMOS, George. Implementação de novas práticas pedagógicas no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, 2013, 26(1), pp. 115-141. Disponivel em: <https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/2986/2406>. Acesso em: 29 dez. 2021.
UNIPAMPA. Projeto Político Pedagógico, Ciências Humanas - Licenciatura. 2021 Disponível em: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciashumanas/pagina_fixa/ppc/>. Acesso em: 03 jan. 2022.
VIEIRA, F. A autonomia na aprendizagem das línguas. In Ciências da educação: Investigação e acção, Actas do II Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Porto: SPCE, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.