A QUESTÃO DO AUTISMO NA ALFABETIZAÇÃO E O OLHAR DO PSICOPEDAGOGO SOBRE ESSA QUESTÃO
Visualizações: 566Keywords:
Autismo; Alfabetização; Psicopedagogo; Ensino e aprendizagem.Abstract
Nota-se que a psicopedagogia trabalha no contexto da aprendizagem, tendo como intuito o estudo da necessidade de compreender melhor o ser humano aprendente e as respectivas dificuldades e fatores que influenciam ou interferem nesse processo. Nesse contexto, os alunos que possuem o transtorno do espectro autista, o profissional apresenta um papel imprescindível no que tange ao processo de ensino e aprendizagem. Assim o presente trabalho tem como objetivo a realização de um estudo sobre a importância do trabalho do psicopedagogo no contexto da alfabetização para os alunos que possuem autismo. Como metodologia, o trabalho teve como característica uma pesquisa bibliográfica, no qual foram consultados livros e artigos científicos da área, que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa. Como conclusão destaca-se que as práticas utilizadas e desenvolvidas pelo psicopedagogo, possibilitam que crianças que possuem TEA possam ao longo do tempo, “romper” as maiores dificuldades e o estágio no qual a criança se encontra porque as atividades adaptadas devem despertar o interesse do aluno fazendo com que este se encontre estimulado, para que aos poucos aconteça uma evolução gradual no processo do ato de ler e escrever.
Downloads
References
ANTUNES, Celso. O jogo e a Educação Infantil. Falar e dizer/ olhar e ver/ escutar e ouvir. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
BARROCO, S. M. S.; TULESKI, S. C.; VIGOTSKI: O homem cultural e seus processos criativos. Psicologia da Educação, v. 24, p. 15-32, 2007.
BRASIL. Lei Nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3o do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Disponível em: << http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm>>. Acesso em: 2 mai. 2019.
CUNHA, A. E. Autismo e inclusão: psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 4ª ed. – Rio de Janeiro: Wak Editora, 2012.
COSTA, F.A.D. Diário de Campo. Observação Participante. In: Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Infantil: atividades lúdicas envolvendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) 120 f. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e terra, 1996.
FREITAS, Ernani Cesar de; PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
GIKOVATE. C. G. Autismo: compreendendo para melhor incluir. 2009. Disponível em:https://pt.scribd.com/doc/201956989/Autismo-Compreendendo-Para-Melhor-Incluir. Acesso em: 28 mai. 2019.
GOMES, C.F. Verbete Lúdico. In: GOMES, C.F. Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
GUPTA, A. R.; STATE, M. W. Autismo: genética, Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, v. 28, supl. I, p. 29-38, maio 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a05v28s1.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2019.
KISHIMOTO, T. M. O jogo e a educação infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KLEIN, Lígia. Fundamentos para uma proposta pedagogia para o município de Campo Largo. Texto xerocopiado e distribuído aos professores de Campo Largo - Pr. s/d.
MARCELLINO, N. C. Lúdico, Lazer e Educação Física. 3ª. Ed. Editora Unijuí: RGS, 2009.
OLIVEIRA, J. P.; OLIVEIRA, A. A. S. Elementos teóricos e metodológicos que fundamentam o plano de atendimento individualizado (PAI). Disponível em: http://www.edutec.unesp.br/images/stories/redefor2-ee-ei/1ed-ee-ei/1ed-ee-ei-D11/arquivos-ee-tgd/1ed-r-ee-tgd-text02-D11/index.html. Acesso em: 19 mai. 2019.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RAMOS, A.; RAMOS, J. A. O trabalho pedagógico com aluno autista na educação infantil com ênfase no método teacch. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2014. 60p.
RIBEIRO, Katiuce Lucio. Jogos na Educação Infantil. Escola Superior de Ensino Anísio Teixeira, 2009.
SANTOS, Maria Rosa Crispina Gomes dos. A importância da leitura e da escrita na educação de jovens e adultos. 2012. 92f.
TOGASHI, C. M., WALTER, C. C. F. A utilização de um sistema de comunicação alternativa e ampliada em alunos com autismo no contexto de ensino regular. In: V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa – ISAAC Brasil 2013. Anais eletrônicos. Disponível em: <<http://www.ufrgs.br/teias/isaac/VCBCAA/pdf/115900_1.pdf>>. Acesso em: 19 mai. 2019.
VALOMIN, Cleuza do Rocio. O processo de apropriação da leitura e da escrita na Educação de Jovens. 2009. Disponível em: <<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1743-8.pdf>>. Acesso em: 20 mai. 2019.
WALTER, C. C. de F.; FERREIRA-DONATI, G. C.; AFONSO, S. R. M. Etiologia, Classificação e Tipologia os Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Disponível em: http://edutec.unesp.br/moodle/pluginfile.php/35962/mod_scorm/content/3/index.html. Acesso em: 03 mai. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.