PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ECO ESCOLA
Visualizações: 277Keywords:
Educação Ambiental; Projetos Pedagógicos; Educação infantil.Abstract
O presente estudo aponta a execução de Projetos pedagógicos em uma Unidade de Educação Infantil conhecida como ECO Escola, no município de Ananindeua, Estado do Pará, visando à Educação Ambiental em paralelo aos Princípios de Consumo Consciente 3 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Parte do seguinte problema: Como explorar temas sobre o meio ambiente na Educação infantil? Justifica-se a pesquisa pela necessidade de sensibilizar desde cedo, as crianças sobre a preservação da natureza e a responsabilidade socioambiental. No campo metodológico parte-se dos estudos de Gonçalves (2005) ao defirnir a Pesquisa Bibliográfica como forma de levantar as produções no campo de estudo e revisar o que já foi publicado sobre o objeto da pesquisa, encontrou-se autores que discutem a temática aqui aludida: Santos (2015) abordando as práticas educacionais para educação ambiental a partir do autoconhecimento do aluno sobre a natureza, Mello; Trajber (2007) em parceria com a UNESCO na proposta da educação ambiental nas escolas como prática viva e constante para cuidar do Brasil. Também, usou-se Marconi; Lakatos (2003) que apresenta a Pesquisa de Campo como método para adquirir as informações sobre o problema em estudo in loco. Como resultados apresentam-se: a contrução de novos conhecimentos a partir de atividades sobre plantas frutíferas, ornamentais e medicianis; ações diárias da rotina escolar que contemplem a redução de materiais que poluem o meio ambiente, bem como, a reciclagem de papel e plástico para a confecção de jogos pedagógicos. Conclui-se diante das novas orientações preconizadas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a necessidade de adequação de atividades pedagógicas no que tange aos Direitos de aprendizagem para a Educação Infantil, proporcionando aos educandos momentos de exercício das capacidades cognitivas e motoras na sua totalidade, para compreensão e interação no meio em que vive relacionado ao campo de experiência: Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Downloads
References
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular 2018. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 10 Nov. 2019.
_________. Princípios dos 3 R’s. Disponível em: <https://www.mma.gov.br/ responsabilidadesocioambiental/producao-e-consumo-sustentavel /consumo-consciente-de-embalagem/principio-dos-3rs.html>. Acesso em: 10 Nov. 2019.
GONÇALVES, Hortência de Abreu. Manual de metodologia da pesquisa científica. São Paulo: Avercamp, 2005.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos da metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MELLO, Soraia Silva de; TRAJBER, Rachel. Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Educação Ambiental, Ministério do Meio Ambiente, Departamento de Educação Ambiental. Brasília: MEC - UNESCO, 2007.
SANTOS, Ricardo Miranda dos. Educação Ambiental na Escola. Tupã: ANAP, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.