A INTEGRALIDADE DO SER DE UMA MULHER-NEGRA-SURDA
RUPTURAS COM A OPRESSÃO COLONIAL DO SER SURDO
Visualizações: 109DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1561Keywords:
: Integralidade do ser Surdo, Gênero, Raça, ClasseAbstract
Neste estudo, apresenta-se um recorte da tese de Oliveira (2023) para ilustrar as amarras coloniais que atravessam o corpo surdo e suas rupturas no campo teórico da decolonialidade. Assim, objetiva-se denunciar as identidades pressupostas, em uma perspectiva colonial, atribuídas a um mulher-negra-surda e anunciar a construção de sua integralidade do ser, em uma perspectiva decolonial na interseção com a integralidade do ser de Paulo Freire. A pesquisa caracterizou-se enquanto uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa tendo como campo teórico o pensamento decolonial e intercultural crítico de Paulo Freire, autor teórico-metodológico da investigação. Nos procedimentos metodológicos utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, com foco teórico das narrativas de vida, descritas no Círculo Dialógico Cultural (CDC) com uma mulher-negra-surda. As narrativas de vida da entrevistada ilustram o processo de combate as identidades de um modo essencialista e colonial para a transformação de sua identidade como produto histórico, relacional e dinâmico.
Downloads
References
ALCOFF, L. Uma epistemologia para a próxima revolução. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 129-143, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/xRK6tzb4wHxCHfShs5DhsHm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 dez. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.
BRASIL. Decreto-Lei nº 3.199, de 14 de abril de 1941. Estabelece as bases de organização dos desportos em todo o país. Planalto: Portal Oficial da Presidência da República, [1941]. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-3199-14-abril-1941-413238-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 14 fev. 2022.
BRITO, I. A. et al. Que corpo é esse? Literatura negra surda, interseccionalidades e violências. ODEERE, v. 6, n. 1, p. 209-232, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/8533 Acesso em: 22 jan. 2023.
BUZAR, F. J. Interseccionalidade entre raça e surdez: a situação de
surdos (as) negros (as) em São Luís - MA. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/12219/1/2012_FranciscoJoseRomaBuzar.pdf. Acesso em: 22 jan. 2023.
CAMPOS, S. R. L; BENTO; N. A. Nem todo surdo é igual: discussões interseccionais preliminares na educação de surdos. D.E.L.T.A., v. 38, n. 1, p. 1-18, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460X202257202. Disponível em: https://www.scielo.br/j/delta/a/wDrPtHrjKsknfW78RBZS98j/. Acesso em: 22 jan. 2023.
CIAMPA, A. C. A estória do Severino e a História da Severina: um ensaio de psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2005.
COLLINS, P. H. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a política do empoderamento. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
COSTA, A. C. B.; OLIVEIRA, W. M. M; KLEIN, M. Representações sociais de Mulheres Surdas mirienses sobre si: da invisibilidade ao protagonismo. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 26, e215356, 2021. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5356. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/5356/3330 Acesso em: 22 jan. 2023.
FERREIRA, P. L. A. O ensino de relações étnico-raciais nos percursos
de escolarização de negros surdos na educação básica. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2018. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgen/wpcontent/uploads/2019/02/DISSERTA%C3%87%C3%83O-FINAL-PRISCILLA-LEONNOR.pdf. Acesso em: 22 jan. 2023.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. 5. ed. São Paulo, Cortez, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 63. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2017.
GOMES, N. L. Corpo e cabelo como símbolo da identidade negra Body and hair as symbols of black identity. 2012. Disponível em: http://titosena.faed.udesc.br/Arquivos/Artigos_textos_sociologia/Negra.pdf Acesso em: 28 jan. 2022.
NUNES, C. F. P. Questões de gênero e a proibição do futebol feminino no Brasil pelo Decreto-Lei nº 3.199/1941. Revista Direito e Sexualidade, Salvador, v. 3, n. 1, p. 126-148, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revdirsex/article/view/45109/27027. Acesso em: 28 jan. 2023.
OLIVEIRA, I. A. Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes: 2005.
OLIVEIRA, W. M. M de. Narrativas de vida e pensamento decolonial: na construção da integralidade do Ser Surdo na Amazônia Tocantina. Tese (Doutorado em Educação) Universidade do Estado do Pará, Belém, 2023, 413f. Disponível em: https://ccse.uepa.br/ppged/ Acesso em: 28 Nov. 2023.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (Org.). La colonialidade del saber: eurocentrismo e ciências sociales. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p. 117-142.
RIBEIRO, D. O que é: lugar de fala? Belo Horizonte, MG: Letramento, 2017.
SANTANA, A. P.; BERGAMO, A. Cultura e identidade surdas: encruzilhada de lutas sociais e território. Educ. Soc., Campinas, v. 26, n. 91, p. 565-582, mai./ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/hxDxvJQjCZy8MCdBGLgGNnK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 abr. 2019.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação &Amp; Realidade. Porto Alegre, v. 16, n. 2, jul./dez. 1990. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAnero-Joan%20Scott.pdf. Acesso em: 24 fev. 2023.
SKLIAR, C. Os estudos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
SPIVAK, G.C. Pode o subalterno falar?. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.