FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM FOCO
DAS DESCONTINUIDADES CURRICULARES AO PRATICISMO TECNICISTA
Visualizações: 243DOI:
https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1513Keywords:
Formação de Professores, Tecnicismo, Desvalorização dos ProfessoresAbstract
Esta pesquisa é um recorte dos resultados da investigação em nível de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da Linha de pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação. Teve como objetivo analisar a mudança curricular para a formação de professores alfabetizadores ocorrida no município de Uberlândia – MG. Nos caminhos metodológicos da investigação foi utilizada a abordagem qualitativa, com delineamentos de pesquisa bibliográfica e análise documental. Os subsídios teóricos pautam-se na formação de professores, políticas curriculares e a legislação relacionadas. As políticas de governo mostram-se retrógadas, instáveis e fugazes. Os primeiros resultados explicitam que o entendimento de uma formação na perspectiva tecnicista fará com que o livre ensino e o livre aprendizado sejam negados, sustentando, assim, a perda da autonomia docente e a manutenção da desvalorização dos professores. É preciso que marchemos rumo à resistência de uma pedagogia fundamentada em competências e que o conhecimento seja embasado numa sólida formação teórica e interdisciplinar que enriqueça a formação e, consequentemente, a autonomia no exercício da docência.
Downloads
References
ALVES, N. PNE, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os cotidianos das escolas: relações possíveis? In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014- 2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 44-48.
BALANÇO do primeiro semestre do Pacto pela Alfabetização é feito em Uberlândia. [S. l.: s. n.], 14 jul. 2022. 1 vídeo. Publicado por Jornal Paranaíba. Disponível em: https://youtu.be/1Dlk7NlaFCc. Acesso em: 15 jul. 2022.
CÁSSIO, F. Educação contra a barbárie. Por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
EVANGELISTA, O. Faces da tragédia docente no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LA ESTRADO, 11., 2016, Cidade do México. [Anais ...] Cidade do México: Universidad Pedagógica Nacional, 2016. p. 1-21.
FOUCAMBERT, J. A escola de Jules Ferry: um mito que perdura. Tradução de Lúcia Cherem. Curitiba: Editora UFPR, 2010.
FRAMBACH, F de A. Concepções e propostas em disputa: a política de alfabetização no contexto brasileiro atual. In: REUNIÕES ANUAIS DA ANPed: SUDESTE, 2020, Rio de Janeiro. [Anais ...] Rio de Janeiro: ANPed, 2020. Disponível em: http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/23/7361-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf. Acesso em: 15 maio 2022.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 48. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Tradução Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008.
IBGE. Uberlândia: população. Brasília, DF: IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/uberlandia/panorama. Acesso em: 17 abr. 2022.
INSTITUTO RAIAR. Pacto pela alfabetização. Brasília, DF: Instituto Raiar, 2021. Disponível em: https://www.institutoraiar.org.br/programas. Acesso em: 10 mar. 2022.
INSTITUTO PROJETO DE VIDA. Uberlândia: Instituto Projeto de Vida, 2021. Disponível em: https://institutoprojetodevida.com.br/o-instituto/. Acesso em: 10 mar. 2022.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. M. da M. A pesquisa: repercussões de políticas educacionais na escola e na sala de aula. In: LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. M. da M. (org.). Políticas educacionais neoliberais e escola pública: uma qualidade restrita de educação escolar. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2018. p. 23-44.
LOPES, A. C. Apostando na produção contextual do currículo. In: AGUIAR, M. A. da S.; DOURADO, L. F. (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014- 2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 23-27. Disponível em: file:///C:/Users/maira/Downloads/BNCC-VERSAO-FINAL.pdf. Acesso em: 27 mar. 2022.
MILITÃO, A. N. A inserção da terminologia “direito à aprendizagem” no arcabouço legal da formação de professores. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 46, p. 152-176, jul./set. 2021. DOI https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8921 DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i46.8921
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2013.
MUNIZ, L. S. Diário de ideias: formação de professores nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Uberlândia. Uberlândia: CEAD/UFU, 2020. DOI https://doi.org/10.14393/EDUFU/978-85-7078-524-4 DOI: https://doi.org/10.14393/EDUFU/978-85-7078-524-4
MORAIS, A. G. de. Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianóplis, v. 1, n. 10 (ed. esp.), p. 66-75, 25 mar. 2019. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.357
NASCIMENTO, T. do.; MILITÃO, A. N. A valorização docente no município de dourados-MS: entre o normatizado e o implementado. Horizontes: Revista de Educação, Dourados, v. 7, n. 13, p. 55-77, jan./jun. 2019. DOI https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028 DOI: https://doi.org/10.30612/hre.v7i13.10028
OLIVEIRA, J. B. A. Alfabetização de crianças e adultos: novos parâmetros. Belo Horizonte: Alfa e Beto Soluções, 2004.
OLIVEIRA, J. B. A. ABC do alfabetizador. Brasília, DF: Instituto Alfa e Beto, 2008.
OLIVEIRA, D. A.; ARAÚJO FILHO, H. A. Meta 17: valorização do professor. In: OLIVEIRA, J. F.; GOUVEIA, A. B.; ARAÚJO, H. (org.). Caderno de avaliação das metas do Plano Nacional de Educação: PNE 2014-2024. Brasília, DF: ANPAE, 2018. p. 60-63. Disponível em: https://www.anpae.org.br/BibliotecaVirtual/4-Publicacoes/CadernoAnlisePNE.pdf. Acesso em: 9 mar. 2022.
OLIVEIRA, J. B. A. Eleições 2022: a educação na encruzilhada. O momento do ensino no país pede ousadia: avançar no que efetivamente funciona ou render-se à estagnação. São Paulo: Instituto Alfa e Beto, 2022.
PEVORANO, N. S.; COSTA, M. L. de A. Políticas monológicas de formação continuada de professores alfabetizadores. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, v. 1, n. 6, p. 161-175, jul./dez. 2017. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2017.v1.230
PACTO pela alfabetização. A alfabetização muda o futuro das crianças. Brasília, DF: [s. n.], 2021. Disponível em: https://www.pactopelaalfabetizacao.com.br/. Acesso em: 10 jan. 2022.
PICCOLI, L. Política Nacional de Alfabetização em análise: breves contribuições para mais um olhar crítico. Revista Brasileira de Alfabetização, Florianópolis, v. 1, n. 10 (ed. esp.), p. 105-107, jul./dez. 2019. DOI https://doi.org/10.47249/rba.2019.v1.364
RODRIGUES, L. Z.; PEREIRA, B.; MOHR, A. Recentes imposições à formação de professores e seus falsos pretextos: a BNC formação inicial e continuada para controle e padronização da docência. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Rio de Janeiro, v. 21, e35617, p. 1-39, jan./dez. 2021. DOI https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315 DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315
SOUZA, A. I. Educação e atualidade brasileira: a emersão do povo na história. In: SOUZA, I. A. Paulo Freire, vida e obra. 3. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015. p. 31-63.
TUDO sobre o Pacto de Alfabetização em Uberlândia. [S. l.: s. n.], 2022. 1 vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=AIidpgnSsVo&t=1058s. Acesso em: 15 jul. 2022.
UBERLÂNDIA. Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia. Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2020. Disponível em http://docs.uberlandia.mg.gov.br/wp-content/uploads/2020/02/DCMs-Fundamental-1.pdf. Acesso em: 21 mar. 2022a.
UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria Educação. Orientações para as ações pedagógicas das escolas em 2022. Uberlândia: CEMEPE/SME, 2022b.
UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria Educação. CEMEPE. Uberlândia: PMU, 2022d. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/educacao/cemepe/. Acesso em: 21 nov. 2022c.
UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Prefeitura alcança bons resultados em primeiro teste do Pacto pela Alfabetização. Uberlândia: PMU, 14 jul. 2022d. Notícias. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/2022/07/14/prefeitura-alcanca-bons-resultados-em-primeiro-teste-do-pacto-pela-alfabetizacao/. Acesso em: 21 nov. 2022d.
UBERLÂNDIA. Prefeitura de Uberlândia. Secretaria de Educação. Uberlândia: PMU, 2022e. Disponível em: https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/educacao/tania-toledo/. Acesso em: 21 nov. 2022e.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Interdisciplinary Studies Journal
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.