HEALTH IN THE SCHOOL CONTEXT

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1344

Keywords:

Health;, Basic Education;, Science teaching.

Abstract

This work presents the analysis of a qualitative research with participatory research methodology, which aimed to develop educational activities related to health with Basic Education students. The research problem is: How to guide prevention regarding risk behaviors involving health issues with Basic Education students? The activities contained in a pedagogical booklet were applied and developed with students from a State School located in the Rural Zone of the State of RS. The data was produced from audio recordings, logbook records and reports. This manuscript discusses and analyzes the activities of the pedagogical issue. The data obtained highlighted the importance of addressing issues related to health, risk behaviors and quality of life with students, thus showing that school can be a suitable place to address these issues.

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Author Biographies

Patricia da Silva Dias, Universidade Federal de Santa Maria

Professora nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ciências Agrárias, Orientadora Educacional da Rede Estadual de Ensino do RS; Curso Magistério - Nível Médio; Licenciatura Plena no Curso de Ciências Biológicas - Universidade Luterana do Brasil- ULBRA ; Licenciatura Plena no Curso de Educação do Campo- Ciências Agrárias - Instituto Federal Farroupilha - IFF; Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM ; Especialista em Gestão e Organização da Escola com Ênfase em Coordenação e Orientação Escolar - UNOPAR; Cursando Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UNIPAMPA; Docente do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes- Caçapava do Sul; Docente do Curso de Ensino Médio Gaúcho da Escola Técnica Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes- Caçapava do Sul.

Mara Elisângela Jappe Goi, Unipampa

Mara Elisângela Jappe Goi é Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul ?Unijuí, Especialista em Neurociência e Desenvolvimento Humano pela Universidade LaSalle. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, nos cursos de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e Curso de Especialização em Gestão e Educação Ambiental, nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) da Unipampa e em Educação em Ciências pela UFRGS, com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID da Unipampa e atualmente é coordenador do Programa de Residência Pedagógica da Unipampa, campus Caçapava do Sul. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, Resolução de Problemas, Experimentação e processos de ensino e de aprendizagem em Ciências da Natureza.

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Published

2024-12-30

How to Cite

Dias, P. da S., & Goi, M. E. J. (2024). HEALTH IN THE SCHOOL CONTEXT. Interdisciplinary Studies Journal, 6(6), 01–26. https://doi.org/10.56579/rei.v6i6.1344

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