PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR: COMUNICAÇÃO EM TEMPO DE PANDEMIA
Visualizações: 31Keywords:
Interdisciplinaridade; Educação; Comunicação; Sociedade.Abstract
O Programa de Formação Interdisciplinar é um projeto de extensão vinculado ao curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) da Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui. Este programa tem objetivo de promover a interação entre a comunidade acadêmica e desta com a sociedade, assumindo como características a pluralidade temática e a interdisciplinaridade. Podemos conceber o termo interdisciplinaridade como sendo composto por dois termos: inter – que significa ação recíproca, ou seja, ação de A sobre B e de B sobre A; e disciplinar – termo que diz respeito à disciplina, do latim discere – aprender. Porém, o termo disciplina também é associado a um tipo de saber específico, com objeto determinado, conhecimentos e saberes relativos a este objeto. A busca da interdisciplinaridade exige o diálogo entre disciplinas e a sua fecundidade recíproca, aperfeiçoando-se conceitos diante da necessidade de abordagem de problemas complexos de ordem social e/ou ambiental. Dessa forma, promove-se uma série de temas relacionados com a Ciência/Tecnologia, os quais estabelecem conexões com as diferentes áreas do conhecimento. Neste contexto, o Programa de Formação Interdisciplinar pretende abordar diversos temas, como: ciência, educação, meioambiente, cultura, desigualdade racial, pandemia, entre outros, visando qualificar a formação dos estudantes, a interação entre docentes e o diálogo com a sociedade. Os seminários ocorrem
em todas as quintas-feiras e em algumas terças-feiras, utilizando plataformas on-lines (Google Meet e videoconferências via Youtube) e tem contado com expressiva participação de docentes, discentes e membros da comunidade. Até o momento, tivemos três seminários on-lines sobre: “Perspectivas e Cenário atual da Pandemia de Covid-19” ministrado pela Profa. Débora Pellegrini; “Precarização e Privatização da Educação Pública em tempos de Pandemias” ministrado pelo Prof. Dr. César Beras e “Desigualdade de Gênero: Aspectos Gerais e Reflexos na Ciência” ministrado pelas professoras Dra. Caroline Bender e Dra. Caroline Rupp.
Downloads
References
AIUB, Mônica. Interdisciplinaridade: da origem a atualidade. O Mundo da Saúde, v. jan/mar 30, p. 107-116, 2006.
RAYNAUT, Claude. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para Interdisciplinaridade. Revista Internacional Interdisciplinar INTERthesis – UFSC, v. 11, nº 1, p. 1-22, 2014.
RUPP, Caroline Jaskulski. Programa de Formação Interdisciplinar. Jornal Interdisciplinar de C&T. Disponível em: <http://www.jornalbict.com.br/post-noticia.php?id=64>. Acesso em: 29 Mar. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal of Interdisciplinary Studies adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows for sharing and adapting the work, including for commercial purposes, provided proper attribution is given and the original publication in this journal is acknowledged.