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Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The contribution is original and unpublished, and is not being considered for publication by another journal. In cases of works previously published in events, whether in the form of an abstract, expanded abstract, and/or article, it should be noted in a footnote that the text was previously published and has undergone significant modifications, thus meeting the criteria of originality.
  • The submission file is in Microsoft Word, OpenOffice, or RTF format, and the file properties have been removed to ensure the impossibility of identifying the individuals who wrote the text.
  • When available, URLs for the references have been provided.
  • The manuscript fully follows the guidelines established in the guidelines for authors of the Journal of Interdisciplinary Studies.
  • The submitted manuscript complies with the template available on the journal's website. Available at: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/TEMPLATES
  • The Declaration of Originality document, signed, stating that the text is unpublished and is not being examined by any other publication, is ready and will be attached. Available at: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/TEMPLATES
  • The Authors' Cover Letter containing a mini-biography of up to 5 lines, ORCID registration, Institutional Affiliation, email, and other information about the article, as required by funding agencies and indexers, is ready and will be attached. Available at: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/TEMPLATES
  • I am aware that the Revista de Estudos Interdisciplinares charges a publication fee that must be paid after the manuscript is approved.
  • I am aware that all individuals who contributed to the manuscript must link their ORCID to the journal's platform, and this is a mandatory requirement for publication.
  • I confirm that I have read all the guidelines and I am aware of the editorial process of the Journal of Interdisciplinary Studies.

Author Guidelines

DIRETRIZES PARA AUTORES/AS

ORIENTAÇÕES GERAIS

A Revista de Estudos Interdisciplinares aceita contribuições de mestrandos/as, mestres/as, doutorandos/as, doutores/as e pós-doutores/as. Apenas serão aceitos artigos de mestrandos/as e mestres/as caso tenham sido escritos em coautoria com uma pessoa doutora.

A Revista de Estudos Interdisciplinares se reserva o direito de se recusar a avaliar mais de uma submissão por autor/a ao longo do ano ou enquanto estiver pendente a avaliação de uma submissão anterior.

A Revista de Estudos Interdisciplinares não aceita trabalhos que estejam em avaliação por outro periódico. Em casos de trabalhos publicados parcialmente em eventos – seja na forma de resumo, resumo expandido e/ou artigo –, deve ser informado em nota de rodapé que o texto foi previamente publicado, passou por significativas modificações e, portanto, atende aos critérios de ineditismo.

A Revista de Estudos Interdisciplinares recomenda que os artigos sejam encaminhados com tradução para o inglês, objetivando o maior alcance da publicação. Todavia, a publicação apenas em português e/ou espanhol não é impeditivo de avaliação e posterior aceite.

A todos os manuscritos publicados na Revista de Estudos Interdisciplinares será designado um Digital Object Identifier (DOI).

As submissões devem ser realizadas exclusivamente através do site: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/index.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório, incluindo o Open Researcher and Contributor ID (ORCID), e devem ser informados por extenso. Todos/as os/as autores/as devem preencher o resumo da biografia.

É fundamental que todos os metadados exigidos pelo sistema sejam devidamente preenchidos em todas as modalidades de submissão. O preenchimento incorreto dos metadados pode resultar na não consideração do trabalho. É importante ressaltar que a inclusão das informações nos metadados não substitui o envio dos formulários mencionados na seção “Carta de Apresentação dos/as Autores/as”.

DOCUMENTOS PARA SUBMISSÃO

- Manuscrito submetido para avaliação. 

- Declaração de Originalidade assinada, informando que o texto é inédito e não está sendo examinado por nenhuma outra publicação. 

- Carta de Apresentação dos/as Autores/as contendo minibiografia de até 5 linhas, registro ORCID, filiação institucional, e-mail e demais informações sobre o artigo, conforme exigência dos órgãos de fomento e indexadores. 

TEMPLATES E ORIENTAÇÕES PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os trabalhos submetidos devem seguir os templates disponibilizados abaixo:

- Artigos. 

- Resenhas. 

- Entrevistas. 

- Ensaios. 

- Produtos Técnicos. 

 

PADRÕES DE PUBLICAÇÃO PARA A REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: essa estrutura já está organizada no template da revista.

FORMATO E ESTRUTURA DO ARTIGO

Os manuscritos submetidos à Revista de Estudos Interdisciplinares devem aderir às seguintes diretrizes quanto ao formato e à estrutura:

FORMATO DO DOCUMENTO

- Utilize o formato A4 com uma coluna.

- O número de páginas deve estar entre 12 e 25, incluindo a lista de referências.

- Mantenha a paginação original; não a altere.

MARGENS

- Margens inferior e direita: 2 cm.

- Margens superior e esquerda: 3 cm.

FONTES E TAMANHOS

- Título em português: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, cor preta, centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Não deve ultrapassar 16 palavras.

- Título em inglês: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, cor preta, centralizado, em letras maiúsculas e em negrito. Não deve ultrapassar 16 palavras.

- Corpo do texto: fonte Times New Roman, tamanho 12, com alinhamento justificado.

- Notas de rodapé: fonte Times New Roman, tamanho 10, com alinhamento justificado e espaçamento simples. A partir da segunda linha, o texto da nota deve começar abaixo da primeira letra da primeira linha, de forma a destacar o expoente. O seu uso deve ser somente em casos indispensáveis ao entendimento do texto.

- Citações com mais de três linhas: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e recuo de 4 cm.

ESPAÇAMENTO

- Espaçamento de 1,5 entre linhas no corpo do texto.

- Não inclua espaçamento entre parágrafos.

- Recuo de 1,25 cm no início de cada parágrafo.

ESTRUTURA DO ARTIGO

O artigo deve seguir esta estrutura:

PÁGINA INICIAL

- Título completo em português, conciso e sem abreviações desnecessárias.

- Título completo em inglês, compatível com o título em português.

- Resumo em português: fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples e com alinhamento justificado.

- Palavras-chave: 5 palavras-chave representativas, evitando frases e palavras compostas, separadas por ponto e vírgula.

- Abstract compatível com o resumo em português, acompanhado das keywords correspondentes às palavras-chave selecionadas.

ESTRUTURA DO TEXTO

- Introdução: apresente a validade do objetivo do estudo e forneça informações essenciais para a compreensão da pesquisa.

- Procedimentos metodológicos: descreva de forma clara e sucinta os métodos, as ferramentas e as técnicas de pesquisa utilizados.

- Resultados: apresente-os de maneira concisa e objetiva, com o uso de texto, figuras e tabelas, destacando as evidências para responder às questões de pesquisa ou hipóteses.

- Discussão: descreva os achados mais relevantes, com comentários sobre o significado dos resultados e comparações com outras pesquisas.

- Conclusão: apresente conclusões sintetizadas, faça considerações finais e sugira direções para estudos futuros. Não inclua citações bibliográficas nesta seção.

FORMATO E ESTRUTURA PARA A ELABORAÇÃO DE RESENHAS

A submissão de resenhas à Revista de Estudos Interdisciplinares segue estas diretrizes, com um limite de até 5 páginas: espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, tamanho 12. Deve haver um espaço simples antes e depois da citação recuada. O tamanho da fonte desta deve ser 10.

NÚMERO MÁXIMO DE AUTORES/AS: serão aceitos/as no máximo dois/duas autores/as por artigo.

SELEÇÃO DE LIVROS

- Os livros resenhados devem estar relacionados aos temas atuais e debates contemporâneos na grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

- Preferencialmente, os livros devem ser recentes: últimos cinco anos para publicações no exterior e três anos para publicações nacionais ou traduções no Brasil.

CONTEÚDO DA RESENHA

- Título (sugere-se que seja diferente do título do livro resenhado). Quando seguir o mesmo título, deve ser precedido de “Resenha da obra:”.

- Síntese do assunto tratado.

- Informações sobre a autoria do livro.

- Inserção e posição do trabalho nas discussões contemporâneas sobre o tema.

- Perspectivas críticas sobre o trabalho, incluindo pontos positivos e negativos, aspectos a serem mais explorados, inovações e contribuições importantes.

NORMAS DE FORMATAÇÃO

- As resenhas devem seguir as orientações indicadas no item “Diretrizes para a elaboração dos textos”. O template apresenta todas as informações.

FONTES E REFERÊNCIAS

- Todas as fontes e referências devem ser informadas conforme indicado no item das “Diretrizes para a elaboração dos textos”. O template apresenta todas as informações.

FORMATO E ESTRUTURA DOS PRODUTOS TÉCNICOS

 Os Produtos Técnicos aceitos na Revista de Estudos Interdisciplinares são resultados tangíveis de atividades docentes ou discentes e podem ser realizados individualmente ou em grupo. Esses Produtos podem ser tocados, visualizados, lidos, entre outros, e são confeccionados previamente ao acesso do cliente ou do receptor. Não há uma padronização específica para a apresentação desses Produtos Técnicos, mas eles devem seguir as normas e ser encaminhados em um template fornecido pela revista.

As orientações referentes aos Produtos Técnicos aceitos na Revista de Estudos Interdisciplinares seguem as diretrizes disponíveis no Grupo de Trabalho de Produção Técnica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), disponível no seguinte link: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/10062019-producao-tecnica-pdf.

Os Produtos Técnicos podem ser derivados da aplicação de novos conhecimentos científicos, técnicas e expertises desenvolvidos no âmbito da pesquisa na pós-graduação. Para diferenciar um Produto Técnico de um Produto Tecnológico, são considerados quatro critérios:

IMPACTO: refere-se às mudanças causadas pela introdução do Produto no ambiente social. Deve-se avaliar o motivo de sua criação e o foco de aplicação do Produto, considerando a demanda do cliente.

APLICABILIDADE: está relacionada com a facilidade de empregar o Produto para atingir seus objetivos. Isso inclui a abrangência realizada, a abrangência potencial e a replicabilidade.

INOVAÇÃO: envolve a intensidade do uso de conhecimento inédito na criação do Produto. Alto teor inovativo implica desenvolvimento com base em conhecimento inédito, enquanto baixo teor inovativo se refere à adaptação de conhecimento existente.

COMPLEXIDADE: diz respeito à diversidade de atores, relações e conhecimentos necessários à elaboração e ao desenvolvimento do Produto. Alta complexidade envolve a sinergia de diferentes tipos de conhecimento e a interação de múltiplos atores, enquanto baixa complexidade resulta da adaptação de conhecimento existente.

Assim, os Produtos Técnicos podem variar desde criações totalmente inovadoras até adaptações de conhecimentos preexistentes. A avaliação desses critérios permite classificar os Produtos como Técnicos ou Tecnológicos. É importante destacar que a aderência do Produto à linha de pesquisa e ao projeto vinculado é um critério obrigatório. As áreas devem detalhar os critérios acima para auxiliar na estratificação dos Produtos escolhidos.

SUBMISSÃO DE ARQUIVOS

Os arquivos devem ser nos formatos DOC, DOCX, Open Office ou RTF.

Ao seguir rigorosamente essas diretrizes, você contribuirá para a uniformidade e a qualidade dos artigos publicados na Revista de Estudos Interdisciplinares. Essas normas visam a aprimorar a experiência de leitura e facilitar a disseminação de conhecimento interdisciplinar de alta qualidade.

ORIENTAÇÕES DE CITAÇÕES E REFERÊNCIAS

CITAÇÕES DIRETAS CURTAS (ATÉ 3 LINHAS): as citações diretas curtas devem estar entre aspas no corpo do texto, sem destaque em itálico, e seguidas da autoria entre parênteses, com sobrenome do/a autor/a, ano e página. Por exemplo: “o currículo é, por consequência, um dispositivo de grande efeito no processo de construção da identidade do(a) estudante” (Apple, 2011, p. 71). Se a identificação do/a autor/a estiver no corpo do texto, utiliza-se, por exemplo: “como explica Thomas Popkewitz (2011, p. 174), ‘aquilo que está inscrito no currículo não é apenas informação – a organização do conhecimento corporifica formas particulares de agir, sentir, falar e ‘ver’ o mundo e o ‘eu’’”.

 CITAÇÕES DIRETAS LONGAS (MAIS DE 3 LINHAS): citações diretas longas devem ser apresentadas em parágrafo destacado do texto, com recuo à esquerda de 4 cm, alinhamento justificado, espaço simples entre linhas, espaçamento de 1,5 antes e depois da citação. A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 10, sem aspas ou itálico. A autoria é indicada entre parênteses com sobrenome do/a autor/a, ano e página. Exemplo:

os conhecimentos normalmente associados à escolarização serão abordados, quando pertinentes aos temas, como uma das múltiplas anunciações possíveis sobre o tema. Para além da explicitação dessa multiplicidade de discursos, no entanto, é necessário discutir as relações de poder garantidoras da (in)visibilidade de alguns deles (Lopes; Macedo, 2011, p. 67).

CITAÇÃO INDIRETA (PARÁFRASE): as citações indiretas são paráfrases elaboradas a partir das ideias ou opiniões de um/a autor/a. Identificam-se somente o sobrenome do/a autor/a e o ano de publicação da obra, usando a mesma fonte do corpo do texto (Times New Roman, tamanho 12). Não é necessário colocar o número da página. Exemplos:

 No corpo do texto: somente a primeira letra do(s) sobrenome(s) do/a(s) autor/a(es/as) em maiúscula, com o ano entre parênteses e sem o número de página.

- Na opinião de Seffner e Picchetti (2016) [...].

- De maneira semelhante, Foucault (2015) [...].

Ao final da citação: sobrenome(s) do/a(s) autor/a(es/as) com apenas as iniciais maiúsculas.

... (Braga; Caetano; Ribeiro, 2018).

... (Louro, 2000).

 Lista de referências: seguir as normas da NBR 6023/2018, que apresenta exemplos de livro, revista, legislação, anais, dados, entre outros.

Observar os procedimentos éticos em relação a fotografias: fotos com pessoas devem vir acompanhadas da permissão dos/as fotografados/as; fotos com crianças ou adolescentes devem respeitar a legislação vigente. Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, deve-se mencionar o título, a fonte e o crédito.

Quadro 1 – Fases da educação no século XVI

Fase 01

De 1549 a 1556

Basicamente focada na catequização, em especial de crianças indígenas, e na adaptação dos jesuítas a essa nova realidade, inclusive quanto à língua tupi, que foi traduzida por eles.

Fase 02

De 1556 a 1570

Todos os jesuítas tinham acesso às constituições, documentos orientadores dos preceitos educativos da Companhia de Jesus, e uma versão do Ratio Studiorum.

Fase 03

De 1570 a 1599

À medida que os indígenas do litoral vão sendo dizimados e o modelo colonizador de monocultura, latifúndio e trabalho escravo era estabelecido, diminuiu o número de casas de bê-á-bá e aumentou o de colégios.

Fonte: Ferreira Júnior e Bittar (2007, p. 34)

 

Tabela 1 – Teorias do currículo e seus conceitos

Teorias tradicionais

Teorias críticas

Teorias pós-críticas

Ensino

Ideologia

Identidade

Aprendizagem

Reprodução cultural e social

Alteridade

Avaliação

Poder

Diferença

Metodologia

Classe social

Subjetividade

Didática

Capitalismo

Significação e discurso

Organização

Relações sociais de produção

Saber-poder

Planejamento

Conscientização

Representação

 Fonte: elaborado pelo autor (2018) com base em Silva (2015)

 

REFERÊNCIAS

 EXEMPLOS 

  • LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

LOURO, Guacira Lopes. Currículo, gênero e sexualidade. Porto: Porto Editora, 2000.

FURLANI, Jimena. A narrativa “ideologia de gênero” – Impactos na educação brasileira e nas políticas de identidade. In: SEFFNER, Fernando; FELIPE, Jane. Educação, gênero e sexualidade: (im)pertinências. Petrópolis: Vozes, 2022. p. 335-361.

  • LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS EM SUPORTE ELETRÔNICO 

ASSIS, Dayane N. Conceição de. Projetos de filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. E-book. Disponível em: http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/projetosdefilosofia.pdf. Acesso em: 21 ago. 2011.

OLIVEIRA, H. P. C. de; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação. In: OLIVEIRA, H. P. C. de; VIDOTTI, S. A. B. G.; BENTES, V. Arquitetura da informação pervasiva. São Paulo: Unesp; Cultura Acadêmica, 2015. p. 43-74. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/6cn9c/pdf/oliveira-9788579836671.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.

  • TESES E DISSERTAÇÕES

AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795. Acesso em: 28 maio 2022.

NASCIMENTO, Mateus Rebouças. Indicadores de produção intelectual na Ciência da Informação: perspectivas para o Sistema de Avaliação da CAPES. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234795. Acesso em: 28 maio 2022.

 

  • PERIÓDICOS CIENTÍFICOS

PASTORELLO, V.; STRAUCH, S. M.; SOARES, A. V. Curso intra-hospitalar de idosos com covid-19. Revista de Estudos Interdisciplinares, [s. l.], v. 5, n. 5, p. 100-109, 2023. DOI: 10.56579/rei.v5i5.597. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/597. Acesso em: 2 out. 2023.

HEBERT, J.; SILVA, J. A. E. da; DOS SANTOS, J. B. O novo ensino médio e o neoliberalismo: a educação dentro da lógica capitalista. VERUM: Revista de Iniciação Científica, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 69-83, 2023. DOI: 10.56579/verum.v3i1.770. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/770. Acesso em: 2 out. 2023.

 

  • PUBLICAÇÃO EM REVISTA

INGIZZA, Carolina. O fantástico mercado dos games. Exame, São Paulo, 13 ago. 2020. Disponível em: https://exame.com/revista-exame/o-fantastico-mercado-dos-games/. Acesso em: 22 ago. 2020.

PETRY, André. Certezas sem base. Veja, São Paulo, ed. 2416, ano 48, n. 10, p. 58-59, 11 mar. 2015.

  • ARTIGO DE JORNAL 

ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010.

AMENDOLA, Gilberto. OMS inclui a síndrome de burnout na lista de doenças. Estadão, São Paulo, 28 maio 2019. Disponível em: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,oms-inclui-a-sindrome-de-burnout-na-lista-de-doencas,70002845142. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • ANAIS DE EVENTOS

GURGEL, Telma. Feminismo de classe: história, movimento e desafios teóricos-políticos do feminismo na contemporaneidade. In: FAZENDO GÊNERO – DIÁSPORAS, DIVERSIDADES, DESLOCAMENTOS, 9., 2010, Florianópolis, SC. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2010. Disponível em:  http://www.mulheresprogressistas.org/AudioVideo/FEMINISMO%20E%20LUTA%20DE%20CLASSE.pdf. Acesso em: 10 maio 2023.

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO, 4., 2004, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Fundação Boticário de Proteção à Natureza, 2004. 224 p. 

OYADOMARI, A. T. et al. Efeitos da terapia por laser de baixa potência no processo de reparo de defeitos ósseos preenchidos pelo osso bovino Bio-Oss® associados ao novo selante heterólogo de fibrina. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 25., 2017, Bauru. Resumos [...]. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2017.

  • EVENTO NO TODO EM PERIÓDICO

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DA LITERATURA, 6., 2005, Porto Alegre. Anais [...]. Cadernos do Centro de Pesquisas Literárias da PUCRS. Porto Alegre: Ed. PUCRS, v. 12, n. 1, 2006. Tema: Literatura: memória e história.

CONGRESSO BRASILEIRO DE OLERICULTURA, 41.; ENCONTRO SOBRE PLANTAS MEDICINAIS, AROMÁTICAS E CONDIMENTARES, 1., 2001, Brasília, DF. Apresentação, artigos, palestras, instruções.... Horticultura Brasileira. Brasília, DF: Sociedade de Olericultura do Brasil, v. 19, n. 2, jul. 2001. Suplemento. Tema: Dos orgânicos aos transgênicos.

  • NORMA TÉCNICA

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR ISO 12836: odontologia: dispositivos para sistemas CAD/CAM para restaurações dentárias indiretas: métodos de ensaio para avaliação de exatidão. Rio de Janeiro: ABNT, 2017. 14 p.

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9050: acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004. 97 p.

  • LEGISLAÇÃO

MINAS GERAIS. Lei n. 869, de 5 de julho de 1952. Dispõe sobre o estatuto dos funcionários públicos civis do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte: Governo do Estado, 6 jul. 1952. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LEI/869/1952/?cons=1. Acesso em: 22 ago. 2020.

BRASIL. Decreto n. 1.799, de 30 de janeiro de 1996. Regulamenta a Lei n. 5.433, de 8 de maio de 1968, que regula a Microfilmagem de documentos oficiais, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 22, p. 1-112, 31 jan. 1996.

BRASIL. Lei nº 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7766.htm. Acesso em: 22 ago. 2020.

  • CONSTITUIÇÃO

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 25 ago. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado do Rio Grande do Sul. 4. ed. atual. Porto Alegre: Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, 1995.

PARAÍBA. [Constituição (1989)]. Constituição do Estado da Paraíba. Organizado por Francisco Carneiro. João Pessoa: Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba, [2015]. Disponível em: http://www.al.pb.leg.br/wp-content/uploads/2017/02/Constitui%C3%A7%C3%A3o-Esta dual-Atualizada-at%C3%A9-a-Emenda-40-de-2015.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Emenda Constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995. Dá nova redação ao art. 177 da Constituição Federal, alterando e inserindo parágrafos. Lex: legislação federal e marginalia, São Paulo, v. 59, p. 1966, out./dez. 1995.

  • SITES

CAPES – COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira, Brasília, c2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index. Acesso em: 31 out. 2020.

CEEINTER – CENTRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES. Página Inicial. Florianópolis, c2023. Disponível em: https://portal.ceeinter.com.br/. Acesso em: 10 set. 2023.

ARTIGOS

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Dossier: Cultural Heritage, Public Policies, and Economy

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