O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA REPUBLICANA FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA CIDADÃ

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Autores

  • Rafael Vieira de Mello Lopes Universidade de Cruz Alta
  • Denise Tatiane Girardon dos Santos Universidade de Cruz Alta https://orcid.org/0000-0001-9782-8039

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.998

Palavras-chave:

Educação, República, Democracia, Direitos Fundamentais

Resumo

O artigo tem como temática o vínculo entre a forma republicana de governo e o direito à educação como conceitos históricos, políticos e filosóficos indissociáveis. O objetivo é analisar a trajetória da tradição do republicanismo moderno com o desenvolvimento da educação/instrução pública republicana, uma vez que a gênese das ideias de instrução pública e educação republicana têm suas origens nos acontecimentos revolucionários do século XVIII. Nesse contexto, surge o seguinte questionamento: a instrução pública, na forma laica, libertadora de opinião política e na crença na razão, efetivou-se como um direito fundamental para o desenvolvimento da participação cidadã nos assuntos políticos de interesse comum? Metodologicamente, trata-se de pesquisa qualitativa, com técnica bibliográfica e abordagem analítico-hermenêutica. Conclui-se que o pensamento e as ideias do século XVIII possibilitaram o amadurecimento da revisão ao direito à educação e avanços no mundo moderno que se consolidaram como uma das condições significativas para o acesso à compreensão dos direitos e deveres e o fortalecimento da dignidade da pessoa humana.

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Biografia do Autor

Rafael Vieira de Mello Lopes, Universidade de Cruz Alta

Doutor em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus de Santo Ângelo). Mestre em Educação - Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduado em Direito pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Especialista em Educação no Ensino Superior pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos - GPJUR - UNICRUZ. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Global Constitucionalism, Republic and Solidarity da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Professor do Curso de Direito e do Núcleo Comum da Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. Advogado.

Denise Tatiane Girardon dos Santos , Universidade de Cruz Alta

Doutora em Direito pela Universidade do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestra em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul-Pelotas). Integrante do Grupo de Pesquisa Jurídica em Cidadania, Democracia e Direitos Humanos (GPJUR) (UNICRUZ). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado e Doutorado) e do Curso de Direito da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ). Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI - Campus de Santo Ângelo). Pesquisadora FAPERGS. Advogada

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Lopes, R. V. de M., & Santos , D. T. G. dos. (2024). O DIREITO À EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA PÚBLICA REPUBLICANA FUNDAMENTAL AO DESENVOLVIMENTO DA DEMOCRACIA CIDADÃ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.998

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