ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizações: 13

Autores

  • Marcia Teixeira Universidade Estadual Paulista
  • Andreia Cristiane Silva Wiezzel Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

Palavras-chave:

Acolhimento, Crianças em situação de Refúgio, Ensino Fundamental, Winnicott

Resumo

Este artigo se refere à pesquisa de mestrado, em que a investigação teve como objetivo geral a proposta de analisar como a escola, por meio de um trabalho de acolhimento, pode contribuir à inclusão de crianças em situação de refúgio, ingressantes nas séries iniciais do ensino fundamental de escolas públicas. Para tanto teve como objetivos específicos: caracterizar e discutir, do ponto de vista de Winnicott, o desenvolvimento emocional da criança; identificar, ainda com base no autor, os possíveis impactos emocionais da migração; compreender os conceitos e os processos que envolvem o acolhimento e discutir como a escola pode contribuir, por meio do acolhimento, à inclusão da criança em situação de refúgio no ambiente escolar. A investigação, de cunho qualitativo, foi desenvolvida por meio da pesquisa exploratória. Os dados foram analisados com base na teoria de Winnicott e de outros autores que se destacaram no levantamento bibliográfico nas bases de dados. Os resultados mostraram que o refúgio é um processo traumático com impactos que expõem crianças a situações de vulnerabilidades físicas, psíquicas, culturais e sociais, razão pela qual é fundamental que as escolas desenvolvam formas de acolhimento, com o apoio e amparo às práticas pedagógicas específicas para as crianças que vivenciaram o refúgio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Teixeira, Universidade Estadual Paulista

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. 

Andreia Cristiane Silva Wiezzel, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação, com Pós-Doutorado em Ensino. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva, na Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus de Presidente Prudente/SP.  

Referências

ACNUR. Organizações parceiras do ACNUR. Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. 2023. Disponível em:

https://help.unhcr.org/brazil/onde-encontrar-ajuda/organizacoes-parceiras-da-sociedade-civil/. Acesso em: Acesso em 09 abr. 2023.

BRASIL. Lei de Migração, n° 13.445, de 24 de maio de 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13445.htm.

Acesso em: 08 jul. 2019.

BRASIL. Lei n° 9.474, de 22 de julho de 1997. Define mecanismos para a implementação do Estatuto dos Refugiados de 1951 e determina outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9474.htm. Acesso em: 03 jun. 2021.

BRASIL. Lei n° 8.069, 13/07/1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 03 set. 2020.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:

https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html.Acesso em: 03 set. 2020.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e da Cultura, Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. Orientações Técnicas: Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. UNESCO; CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social; CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2009. Disponível em:

https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/orientacoes-tecnicas-servicos-de-alcolhimento.pdf. Acesso em 18 jun. 2023.

CANTINHO, Isabel. Crianças-Migrantes no Brasil: vozes silenciadas e sujeitos desprotegidos. Revista O Social em Questão. Ano XXI, n. 41, p. 155-176. 2018. Disponível em:

http://osocialemquestao.ser.puc-rio.br/media/OSQ_41_art_7_Cantinho.pdf. Acesso em: Acesso em 09 abr. 2023.

CONRADO, Regina. Como o conceito de refugiado evoluiu ao longo da história. ProMigra. 2021. Disponível em:

https://migramundo.com/como-o-conceito-de-refugiado-evoluiu-ao-longo-da-historia/. Acesso em 09 abr. 2023.

CONVIVA SP. Documento orientador acolhimento emocional: SEDUC/CONVIVA. São Paulo: COPED, 2021. Disponível em: https://midiasstoragesec.blob.core.windows.net/001/2021/02/conviva-2021-documento- orientador-acolhimento-emocional.pdf. Acesso em: 21 fev. 2023.Acesso em 09 abr. 2023.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. São Paulo: Saraiva, 2008.

CUNHA, Marinaldo De Almeida. O problema do aluno imigrante: escola, cultura, inclusão. In: V Seminário Nacional sobre Profissionalização Docente – SIPD – Cátedra UNESCO. p. 21171-21178, Paraná. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/20781_10323.pdf.

Acesso em: 02 set. 2020.

DIAS, Elsa Oliveira. Interpretação e manejo na clínica winnicottiana. São Paulo, DWW editorial, 2023.

ENAP. Migrantes Direitos de crianças e adolescentes nas migrações, Módulo 1. Integração das Crianças e Adolescentes Migrantes, Módulo 2. Brasília: Escola Nacional de Administração Pública. 2021. Disponível em:

https://repositorio.enap.gov.br/jspui/handle/1/6830. Acesso em 12 jan. 2022.

ESMPU. Percursos, percalços e perspectivas: a jornada do projeto Atuação em Rede: capacitação dos atores envolvidos no acolhimento, na integração e na interiorização de refugiados e migrantes no Brasil. Coletivo de autores. Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Brasília: ESMPU, ACNUR, 2020. Disponível em:

http://escola.mpu.mp.br/publicacoes/obras-avulsas/e-books-esmpu/percursos-percalcos-e-perspectivas-a-jornada-do-projeto-atuacao-em-rede. Acesso em: 16 set. 2021.

FOLMER, Ivanio et al. Geopolítica: poder e território. In: Geopolítica. Poder e território. FOLMER, Ivanio et al. São Paulo: FFLCH/USP, 2021. Disponível em:

https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/download/610/542/2055?inline=1. Acesso em 09 abr. 2023.

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Altas. 2002. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/150/o/Anexo_C1_como_elaborar_projeto_de_pesquisa_-_antonio_carlos_gil.pdf. Acesso em 09 abr. 2023.

GODINHO, Luiz Fernando. A situação dos refugiados no Brasil e no mundo. Youtube, 28 de dez. de 2016. 54:44 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HzJDA06PUlo&t=2074s. Acesso em: 10 jul. 2019.

GOV. Ministério da Cidadania e Assistência Social. Operação Acolhida já interiorizou mais de 50 mil venezuelanos. Refugiados recebem apoio para construir uma nova vida no país. Serviços e informações do Brasil. Publicado em 22/06/2021. Disponível em:

https://www.gov.br/pt-br/noticias/assistencia-social/2021/06/operacao-acolhida-ja-interiorizou-mais-de-50-mil-venezuelanos#:~:text=Opera%C3%A7%C3%A3o%20Acolhida%20O%20acolhimento%20aos%20refugiados%20da%20Venezuela,em%202020%2C%20foram%20mais%20de%2025%20mil%20reconhecimentos. Acesso em 21 jan. 2023.

GRIGORIEFF, Alexandra Garcia; MACEDO, Mônica Medeiros Kother. Singulares deslocamentos na experiência psíquica de migrar. Revista Psicologia Clínica, v. 30, n. 3, p. 471-492. 2018. Disponível em:

http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pc/v30n3/05.pdf. Acesso em 20 jan. 2023.

HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2015. Disponível em:

https://rl.art.br/arquivos/6106221.pdf?1504713449%20. Acesso em: 18 jul. 2019.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados. 2013.

MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: NEAD, 2010. Disponível em:

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4123273/mod_resource/content/1/Historia_das_agriculturas%20no%20mundo.pdf. Acesso em: 18 jul. 2019.

MEDEIROS, Juliana. Acolhimento Institucional: o que é e quais modalidades? GESUAS.2023. Disponível em:

https://blog.gesuas.com.br/acolhimento-institucional/. Acesso em 09 abr. 2023.

OCDE. Educação para os refugiados: modelos e práticas de integração nos países da OCDE. Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). 2020. Disponível em:

https://www.oecd.org/education/policy-outlook/country-profile-Brazil-2021-PT.pdf.

https://www.oecd.org/centrodemexico/medios/Portugues_22may20_web_low3.pdf. Acesso em 09 abr. 2023.

PHILLIPS, Adam. Winnicott. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

RAPOPORT, Andrea; PICCININI,Cesar Augusto. O ingresso e adaptação de bebês e crianças pequenas à creche: alguns aspectos críticos. Psicologia, Reflexão E Crítica, v. 14, n. 1, p. 81-95. 200. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/5GPg5rM88QtThRNMrXHFxPb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 27 out. 2023.

SANT’ANA, Paulo Gustavo Iansen De. Migração e refúgio: convergências e contradições entre as políticas implementadas pelo Brasil no século XXI. Brasília: FUNAG, 2022. Disponível em: https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1196.

Acesso em: 20 fev. 2023.

SILVA, G. J; CAVALCANTI, L; OLIVEIRA, T; COSTA, L. F. L; MACEDO, M. In: Refúgio em Números. 6 ed. Observatório das Migrações Internacionais; Ministério da Justiça e Segurança Pública/ Comitê Nacional para os Refugiados. Brasília, DF: OBMigra, 2021. Disponível em:

https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/seus-direitos/refugio/refugio-em-numeros-e-publicacoes/. Acesso em: 09 abr. 2023.

STAUFFER, Anakeila de Barros. Hegemonia burguesa na educação pública: problematizações no curso TEMS (EPSJV/PRONERA). In: STAUFFER, Anakeila de Barros; BAHNIUK, Caroline; VARGAS, Maria Cristina Vargas; FONTES, Virgínia. Rio de Janeiro: EPSJV, 2018. Disponível em:

https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/tems_site.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.

STEINWURZ, Denise Aizemberg. Donald Woods Winnicott. Federação Brasileira de Psicanálise. São Paulo. 2020(?). Disponível em:

https://febrapsi.org/publicacoes/biografias/donald-woods-winnicott/. Acesso em: 21 jan. 2023.

TEIXEIRA, Marcia; WIEZZEL, Andreia Cristiane Silva. As vivências na apropriação de conhecimentos escolares de crianças refugiadas incluídas no sistema público de ensino brasileiro. In: SILVA, Américo Junior Nunes Da Silva; VIEIRA, André Ricardo Lucas. Educação: políticas públicas, ensino e formação. Ponta Grossa, PR: Atena, 2022.

SOUSA. Suzyanne Valeska Maciel De. Apartados: Refúgio entre Regras e Fronteiras. Repositório da Universidade Federal da Paraíba. 2020. Disponível em:

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/18497/1/SuzyanneValeskaMacielDeSousa_Dissert.pdf. Acesso em: 09 abr. 2023.

VILLELA, Fabio C. B.; ARCHANGELO, Ana. Fundamentos da escola significativa. São Paulo: Loyola, 2013.

WIEZZEL, Andreia Cristiane Silva. Repercussões do desenvolvimento emocional infantil aos processos socializadores na escola: contribuições à relação professor-auno. Revista Nucleus, v. 16, n. 2, p. 13-24. 2019. Disponível em:

http://www.nucleus.feituverava.com.br/index.php/nucleus/article/view/3096

Acesso em: 22 jul. 2023.

WINNICOTT, Donald Woods. Da Pediatria à Psicanálise: obras escolhidas. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

WINNICOTT, Donald Woods. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC – Livros Técnicos e Científicos Editora, 2008.

WINNICOTT, Donald Woods. O ambiente e os processos de maturação: estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre: Artmed, 2007.

WINNICOTT, Donald Woods. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago,1975.

WINNICOTT, Donald Woods. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

WINNICOTT, Donald Woods. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

WINNICOTT, Donald Woods. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Teixeira, M., & Wiezzel, A. C. S. (2024). ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

Artigos Semelhantes

<< < 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.