OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

DISCUSSÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE PAULISTANO

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Autores

Palavras-chave:

região do Noroeste Paulistano, educação, políticas públicas, desigualdades

Resumo

O relato de pesquisa retrata parte das condições estruturais que atravessam a educação pública na região Noroeste Paulistana, as quais atuam no acesso e na permanência do quadro discente no âmbito escolar. Como braço de um projeto maior o qual envolve a constituição de um Observatório de Políticas Públicas da região, este primeiro mapeamento buscou traçar condicionantes e balizadores estruturais socioeconômicos para subsidiar o debate acerca das políticas públicas educacionais, alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4 da Agenda 2030 (Educação de qualidade) e com o Plano Nacional de Educação - PNE (BRASIL, 2014). A metodologia utilizada respaldou-se no levantamento de dados oficiais por meio de plataformas de transparência, de páginas institucionais, de dados noticiados pela imprensa e de conversas com gestores
escolares. O retrato desenhado da região Noroeste Paulistana aponta duas tendências claras: a heterogeneidade da região do ponto de vista do acesso a políticas públicas e a direitos, e a histórica precarização da “periferia da periferia”, amplas áreas da região que historicamente registram déficits no acesso a direitos, dentre eles ao da educação. Pensamos que tais assimetrias encontradas na região Noroeste Paulistana deveriam ser consideradas quando houvesse a implementação de políticas públicas educacionais.

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Biografia do Autor

Ana Carolina Vila Ramos dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Sociologia pela UNICAMP (2013), Mestre em Sociologia pela UNICAMP (2008) e bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Teoria Sociológica, Sociologia Ambiental, Pensamento social brasileiro e Sociologia Rural. Atualmente é Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de São Paulo, campus São Paulo Pirituba e desenvolve pesquisas que refletem as relações entre juventude, feminismo eperiferia.E-mail: carolina.vila@ifsp.edu.br

Carolina Rocha Pradella, Universidade de Brasília

Universidade de Braília

 

Renato Marcon Pugliese, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Tatiana Aparecida Picosque, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo

Referências

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Publicado

2021-06-16

Como Citar

Santos, A. C. V. R. dos, Pradella, C. R., Pugliese, R. M., & Aparecida Picosque, T. (2021). OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCUSSÕES SOBRE ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE PAULISTANO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(5). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/74

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