A INTERDISCIPLINARIDADE DO SOCIOAMBIENTALISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

UM ESTUDO DE CASO NO PPGMADE/UFPR

Visualizações: 98

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.687

Palavras-chave:

interdisciplinaridade, rural, Meio Ambiente, desenvolvimento, socioambiental, pós-graduação

Resumo

A produção do conhecimento interdisciplinar na pós-graduação brasileira cresce diante da problemática ambiental, embora sendo necessário avançar em estudos que busquem explicar como esse conhecimento é construído na práxis do ensino e pesquisa. Este artigo propõe descrever e analisar uma experiência interdisciplinar da área socioambiental rural, realizada no Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná, composta por três fases: debate e construção de documento coletivo amplo sobre um tema comum; trabalho coletivo das linhas de pesquisa; projetos individuais de tese. A experiência vivenciada produziu reflexões sobre potencialidades e desafios da vivência interdisciplinar, como limites estruturais do programa de pós-graduação. Não obstante, a experiência coletiva também representou algumas rupturas com o sistema cartesiano tradicional na medida em que promoveu o alargamento das possibilidades da coleta e análise de dados por meio das discussões e entrelaçamento das diferentes disciplinas em seus aspectos teóricos, metodológicos e analíticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia da Costa e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento da UFRPE.

Ana Paula Debastiani, Organização das Nações Unidas

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Analista de Desenvolvimento Sustentável do ONU Habitat em Guiné Bissau.

Tatiana Cristina Kaminski, Cáritas Diocesana de Itabira

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pelo PPG em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Assessora Técnica Socioambiental na Cáritas Diocesana de Itabira

Referências

ALVARENGA, A. T. de; PHILLIP JR., A.; SOMMERMAN, A.; ALVAREZ, A. M. de S.; Fernandes, V. Histórico, fundamentos filosóficos e teórico-metodológicos da interdisciplinaridade. In: PHILLIP JR., A.; SILVA NETO, A. J (Eds.). Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia e inovação. São Paulo: Editora Manole, 2010.

BORGES, C. L. P.; SILVA, L. da C. e; CARNIATTO, I. Desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior: um estudo de caso em cursos de Agronomia em universidades paranaenses. Ambiente & Educação, 27(1), 1–31, 2022. doi: 10.14295/ambeduc.v27i1.13608

BRASIL. Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DOU de 23/12/1996.

CORREIA S. O. de B.; SOUZA, A. V. M. de. A pesquisa interdisciplinar do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe. Desenvolv. Meio Ambiente, 45, 274-293, 2018. doi: 10.5380/dma.v45i0.49284

FLORIANI, D. História da construção da Pós-Graduação Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PPGMADE-UFPR): aspectos epistemológicos, metodológicos e institucionais. Desenvolv. Meio Ambiente, 47(Edição especial: 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento), 87-104, 2018. doi: 10.5380/dma.v47i0.62429

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

INTELIGERE SISTEMAS. Questionare pesquisador, v.3.2.0.1. 2016. Disponível em: <http://www.inteligere.com.br/questionare_pesquisador.asp> Acessado em: jun. 2016.

JULIEN, P. A. Empreendedorismo regional e a economia do conhecimento. Tradução de: Salvador Ferreira, M. F. São Paulo: Saraiva: 2010.

LEFF, E. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de Saberes. Educação & Realidade, 34(3), 17-24, 2009.

MEC – Ministério da Educação; CAPES; DAV - Diretoria de Avaliação. Documento de área: ciências ambientais. Brasília: CAPES, 2019.

PATTON, M. Q. Qualitative research and evaluation methods. Ed. 3. Thousand Oaks, California: Sage Publications, 2002.

PEREZ-CASSARINO, J. A construção social de mecanismos alternativos de mercados no âmbito da Rede Ecovida de Agroecologia. Tese (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento) – Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios alimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Tradução de: PEREIRA, R. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

PPGMADE – PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO. Histórico e contextualização. Diposnível em: <http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgmade/en/historico-e-contextualizacao/>. Acesso em: out. 2022.

RAYNAUT, C. Processo de construção de um programa interdisciplinar de pesquisa no quadro do Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento (MAD/UFPR). Desenvolv. Meio Ambiente, 3, 23-33, 1996.

RAYNAUT, C. Os desafios contemporâneos da produção do conhecimento: o apelo para a interdisciplinaridade. INTERthesis, 11(1), 2014. doi: 10.5007/1807-1384.2014v11n1p1

RAYNAUT, C. Paradoxos e ambiguidades na ideia de interdisciplinaridade. Desenvolv. Meio Ambiente, 47(Edição especial: 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento), 13-48, 2018. doi: 10.5380/dma.v47i0.62428

RUBIN-OLIVEIRA, M. Produção de conhecimento científico: pós-graduação interdisciplinar (stricto sensu) na relação sociedade. Porto Alegre, Tese (Doutorado em Educação) - UFRGS, 2011.

SILVA, R. O. da et al. Experiências interdisciplinares da Linha do Rural da turma XIII do PPGMADE: elementos para compreender e intervir na complexa problemática socioambiental. Revista Guajú, 7(1), 2021. doi: 10.5380/guaju.v7i1.77336

SOUZA, O. T. de et al. Interdisciplinaridade e a construção coletiva do saber: pressupostos e práticas metodológicas. In: FERREIRA, A. D. D.; BRANDENBURG, A.; CORONA, H. M. P. Do rural invisível ao rural que se reconhece: dilemas socioambientais na agricultura familiar. Curitiba: UFPR, 2012, p. 27-51.

SUCUPIRA – PLATAFORMA SUCUPIRA. Cursos avaliados e reconhecidos. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/programa/quantitativos/quantitativoAreaAvaliacao.jsf>. Acesso em: nov., 2021.

VASCO, A. P. D.; SILVA, L. da C. e; KAMINSKI, T. Experiências alternativas e reprodução socioambiental da agricultura familiar na região metropolitana de Curitiba e litoral do Paraná: uma pesquisa interdisciplinar em andamento. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER), 54, 2016, Maceió. Anais […]. Disponível em <http://icongresso.itarget.com.br/useradm/anais/?clt=ser.6&lng=P>. Acesso em: nov. 2021.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2013.

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Silva, L. da C. e, Debastiani, A. P., & Kaminski, T. C. (2024). A INTERDISCIPLINARIDADE DO SOCIOAMBIENTALISMO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: UM ESTUDO DE CASO NO PPGMADE/UFPR. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.687

Artigos Semelhantes

<< < 36 37 38 39 40 41 42 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.