POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Visualizações: 2343

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.645

Palavras-chave:

Instituto Federal do Paraná, Educação Inclusiva, Políticas Públicas para Educação, Pessoa com Deficiência

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão narrativa de literatura acerca das políticas de educação inclusiva para pessoas com deficiência nos IFPR. Foram consultados, ao todo, 12 trabalhos, dentre os quais artigos, dissertações de mestrado e teses de doutoramento indexados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (Scielo). A discussão foi estruturada considerando as políticas de cotas, os indicadores do Censo Escolar, as condições socioemocionais dessa população e em cinco dimensões temáticas no contexto do IFPR. Os resultados encontrados apontam que há um desencontro entre as políticas públicas instituídas e o que o IFPR tem feito ao longo dos anos para a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, ao mesmo tempo que propõe uma política difusa que inclui, também negligencia ou nega a inclusão em um cenário no qual alguns obstáculos já foram superados embora outros ainda necessitem avançar, indicando a necessidade de se envolver um compromisso de todos em uma educação para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Soares Júnior da Silva, Universidade de Coimbra

Dotorando em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSUL; Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Nova Serrana - FANS (2007); Graduado em Pedagogia pela Universidade de Itaúna (2004); Graduado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs/Niagara College - Canadá (2014); Tem interesse em pesquisas sobre educação profissional e tecnológica, educação inclusiva, tecnologias educacionais, meio ambiente, sustentabilidade e desenvolvimento. Participou do Programa Ciência sem Fronteiras, através do qual fez intercâmbio no Niagara College Canadá, onde desenvolveu atividades de pesquisa e estágio na área de analise sensorial de vinhos. Atualmente, é Professor ETTT, atuando no Colegiado de Pedagogia, campus Palmas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) Professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale .

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Professor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra.

Gabriel Grabowski , Universidade Feevale

 Professor pesquisador da Universidade Feevale. Doutorado (2010) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

 

 

Referências

ABREU, R. P. As expressões da evasão dos estudantes atendidos pela Política de Apoio Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná - Campus Londrina. 2017. 244 fls. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) – Universidade Estadual de Londrina: Londrina, 2002.

BONDEZAN, A. N. et al. Cotas para pessoas com deficiência nos cursos superiores do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 2022, 103: 356-377. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.103i264.5019

BRASIL. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil. Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional Especializado – AEE na educação básica. Regulamentado pelo do Decreto nº 6.571, de 18 de setembro de 2008. Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Lei 13.409/2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, 2016.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Brasília, DF, 2012.

CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. D. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, 55-70, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.41046

CANCELLA, A. S. A oferta do esporte para os alunos com deficiência no Instituto Federal do Paraná–IFPR, campus Paranaguá: um movimento de reprodução ou resistência? 2018, 145 f. 2018. Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação Física) -Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2018.

DE LIMA, D. M. S; CARVALHO, E. R. A assistência estudantil no IFPR: a construção de um objeto de estudo. Cadernos Cajuína, 6(3), 21-35, 2021. DOI: https://doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.490

DE OLIVEIRA, E. T; DE OLIVEIRA, L. V. Análise de teses e dissertações acerca das atribuições do NAPNE/IFPR. Anais do Encontro Nacional sobre Inclusão Escolar da Rede Profissional Tecnológica (ENIERPT), 1(1), 2021.

FERREIRA, H. G. et al. Políticas públicas da educação especial e protagonismo: Uma leitura fenomenológica-crítica sobre duas diretrizes do atendimento educacional especializado (AEE). Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 5(2), 241-252. 2018. DOI: https://doi.org/10.36311/2358-8845.2018.v5n2.18.p241

GOESSLER, D. C. B. As trajetórias escolares de alunos com necessidades educacionais especiais no Instituto Federal do Paraná: uma análise dos indicadores do Censo Escolar. 2016. 213 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Comunicação e Artes, Universidade Estadual de Londrina: Londrina, 2016.

GUIMARÃES, L. C. C. V. O professor de educação especial nos institutos federais. Dissertação de Mestrado. Repositório Institucional UFSCar, 2021.

IFPR, Cartilha Assistência Estudantil. Assistência Estudantil no IFPR. 2014. Disponível em: <https://ifpr.edu.br/?s=Cartilha+AE%2C+2014>. Acesso em 03, mar. 2023.

IFPR, Cartilha Assistência Estudantil. Assistência Estudantil. 2014. Disponível em: <https://www.google.com/search?q=Programa+de+Aux%C3%ADlio+Complementar+ao+Estudante+(PACE)+no+IFPR&oq=Programa+de+Aux%C3%ADlio+Complementar+ao+Estudante+(PACE)+no+IFPR&aqs=chrome..69i57j0i546l2.3506j0j15&sourceid=chrome&ie=UTF-8> . Acesso em 04, mar. 2023.

IFPR, NAPNE. O que é o NAPNE? 2023. Disponível em: <https://ifpr.edu.br/o-que-e-napne/>. Acesso em 05, mar. 2023.

IFPR. Edital 08. Concurso Atendimento educacional especializado. 2019. Disponível em: <https://www.concursosfau.com.br/novo/concurso/EDITAL08-AEE>. Acesso em 08, mar. 2023.

IFPR. Edital nº 19, 8 de outubro de 2010. Processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, concomitantes e subsequentes (pós-médios), para os Campi Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Londrina, Jacarezinho, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama, ofertados para o ano de 2011. Curitiba, 2010. Disponível em: <https://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/ uploads/2010/10/edital_processo_seletivo_2011.pdf >. Acesso em 02, mar. 2023.

IFPR. Edital nº 6, 17 de setembro de 2014. Processo seletivo IFPR 2015 para ingresso nos cursos superiores, por meio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual de Londrina (Fauel), na modalidade presencial, ofertados para o ano de 2015, considerando a Política de Inclusão da Pró-Reitoria de Ensino do IFPR, para o ingresso de estudantes nos cursos. Curitiba, 2014. Disponível em: <http://fauel.org.br/edital_06_2014_processo_seletivo_ifpr_2015_superior.pdf>. Acesso em 02, mar. 2023.

KOSTRYCKI M. X. Para além do acesso: a política de cotas e o abandono escolar no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranaguá. Dissertação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. 2020.

MENDES, E. G.; SONZA, A. P.; VILARONGA, C. A. R. Os NAPNEs e o plano educacional individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial, 33, 1-24, 2020. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X52842

MENDES, K. A, M. O. Educação Especial Inclusiva nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia brasileiros. 168 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás: Goiânia, 2017.

OLIVEIRA, L. V. D; YAEGASHI, S. F. R; RUIZ, N. F. Educação profissional técnica e tecnológica no IFPR: a educação especial em questão. Revista Diálogo Educacional, 21(71), 1739-1765, 2021. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.21.071.DS12

PERTILE, E. B.; ROTTAVA, A.; PUKER, R. A atuação do professor de educação especial na educação profissional. Anais do Encontro Nacional sobre Inclusão Escolar da Rede Profissional Tecnológica (ENIERPT), 1(1), 2021.

ROSOLEM, L. D. D. L; VICENTINI, C. J. A. Flexibilização curricular e transtorno do espectro autista: NAPNE e co-docência para a permanência e o êxito na educação profissional, científica e tecnológica. Revista Transmutare, 5, 2020. DOI: https://doi.org/10.3895/rtr.v5n0.12919

SILVA, A. S. J. A educação profissional e tecnológica e o protagonismo dos núcleos de atendimento às pessoas com necessidades específicas. Europub Journal of Education Research, 3(1), 37-53, 2022. DOI: https://doi.org/10.54745/ejerv3n1-003

SILVA, C. R. A lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos institutos federais de educação: desafios e perspectiva nas políticas institucionais. 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná: Curitiba, 2020.

SILVA, K. C.; ANGELUCCI, C. B. A lógica medicalizante nas políticas públicas de educação. Revista Educação Especial, 31(62), 683-696, 2018. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X29132

VAZ, K. O Professor de Educação Especial nas Políticas de Perspectiva Inclusiva no Brasil: concepções em disputa. Dissertação de Mestrado. UFSC, 2013.

YANAGA, T. W.. Inclusão escolar e processos de resiliência em adolescentes e jovens da educação especial. 2017. 227 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista: Presidente Prudente, 2022.

YANAGA, T. W; COIMBRA, R. M. A influência das ações de inclusão nos processos de resiliência de alunos da Educação Especial. Revista Educação Especial, 32, 1-34, 2019. DOI: https://doi.org/10.5902/1984686X33589

ZERBATO, A. P.; VILARONGA, C. A. R; SANTOS, J. R. Atendimento Educacional Especializado nos Institutos Federais: reflexões sobre a atuação do professor de educação especial. Revista Brasileira de Educação Especial, 27, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702021v27e0196

Downloads

Publicado

2024-01-03

Como Citar

Silva, A. S. J. da, Santos, E. R., Ferreira, A. G., & Grabowski , G. (2024). POLÍTICAS DE INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 160–181. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.645

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

Artigos Semelhantes

<< < 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.