EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS

Visualizações: 327

Autores

  • Senira Anie Ferraz Fernandez Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Robson Escotiel Silva Rocha Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, aprendizagem significativa, mapas conceituais, lógica de programação

Resumo

A disciplina lógica de programação é fundamental no curso Superior de Ciências da Computação, apresentando elevado grau de dificuldade de aprendizagem. O presente trabalho discute os desafios do ensino de lógica de programação e parte do pressuposto que o uso de mapas conceituais pode ser uma alternativa facilitadora da aprendizagem significativa. A metodologia utilizada é a demonstração e o relato de um exemplo de mapa conceitual criado para evidenciar e esmiuçar sucintamente os conceitos da disciplina. Os resultados apontam que a metodologia se mostrou eficiente ao proporcionar a produção de um material didático potencialmente significativo e dinâmico, capaz de provocar alterações positivas na estrutura cognitiva do
aprendiz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Senira Anie Ferraz Fernandez, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Robson Escotiel Silva Rocha, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza    

Referências

AUSUBEL, D. P., Novak, J. D., Hanesian, H. Psicologia educacional. 2ed., Rio de Janeiro: Interamericana. 625p, 1980.

AVIZ JUNIOR, A.A. (2007). A Aprendizagem de Algoritmos: Uma experiência no curso de Tecnologia em Informática do CEFET-PA. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém.

LEMOS E.S. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Série Estudos – Periódico do Mestrado de Educação da UCDB, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, n.21, p.53-66, 2006.

MOREIRA, M.A. Mapas conceituais como instrumentos para promover a diferenciação conceitual progressiva e a reconciliação integrativa. Ciência & Cultura, São Paulo, v. 32, n. 4, p. 474-479,1980.

______. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. En M. A. Moreira, C. Caballero Sahelices y M.L. Rodríguez Palmero, Eds. Actas del II Encuentro Internacional sobre Aprendizaje Significativo. Universidad de Burgos. P.19-44, 1997.

______. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB. 1999.

______. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. São Paulo: Centauro Editora, 2010.

NOVAK, J.D. e GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas. Tradução de Learning how to learn. (1984). Ithaca, N.Y.: Cornell University Press, 1996.

PETEROSSI, H.G. Subsídios ao estudo da Educação Profissional e Tecnológica São. Paulo, Centro Paula Souza, 2016. ROCHA, H. V. . Representações Computacionais Auxiliares ao Entendimento de Conceitos de Programação Logo. In: Valente, J. (ed.). (Org.).

Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. 1 ed. Campinas, SP: UNICAMP, v. 1, p. 395-416, 1994.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Fernandez, S. A. F., & Rocha, R. E. S. (2021). EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: ENSINO DE LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/61

Artigos Semelhantes

<< < 33 34 35 36 37 38 39 40 41 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.