CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

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Autores

  • Iva Marques Rocha Universidade Federal de Mato Grosso
  • Taís Helena Palhares Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2307

Palavras-chave:

Arte, Educação, Tecnologias Digitais, Sociedade Contemporânea

Resumo

O presente artigo aborda a convergência entre arte, educação, tecnologia digitais e sociedade contemporânea a partir das reflexões e análise teórica que integra as perspectivas dos autores: Ramos (2006), Dewey (1938), Freire (1996), Dalcroze (1920), Santos (2013), Silveira (2006), Pierre (1999) e Niemeyer (1960) e os artistas visuais Neves (2016) e Jekupê (2012), dialogam sobre as transformações digitais da contemporaneidade, a relevância da participação ativa, da crítica social e do valor da arte e da educação, fomentando significativas mudanças sociais. O método utilizado foi de revisão sistemática (Denzin, 1978), buscando abordar as interseções, entre teorias e prática, no contexto da arte e educação contemporânea. Promovendo melhorias quanto ao desenvolvimento cognitivo, percepção crítica, visão de mundo, protagonismo, experiência artística, formação cultural e interação com as tecnologias digitais e interseções entre a comunicação presencial e virtual na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Iva Marques Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso

Aluna Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Mato Grosso/UFMT, Brasil, Mato Grosso, Cuiabá.  Professora Efetiva de Arte da Escola Estadual Coronel Rafael de Siqueira - SEDUC-MT (concursada desde 2011). Brasil, Mato Grosso, Chapada dos Guimarães.

Taís Helena Palhares, Universidade Federal de Mato Grosso

Docente credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Professora Associada IV do Departamento de Artes da UFMT, Brasil, Mato Grosso, Cuiabá.

Referências

DALCROZE, Émile Jaques. Le Rythme, la Musique et l'Éducation. Paris: Fischbacher, 1920.

DEWEY, John. Experiência e Educação. Nova York: Perigeu, 1938.

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SANTOS, Maria Amiden dos. Cidadanias e Movimentos Sociais no Ciberespaço. São Paulo: Editora Cortez, 2013.

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Publicado

2025-06-06

Como Citar

Rocha, I. M., & Palhares, T. H. (2025). CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 7(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2307

Edição

Seção

DOSSIÊ: INTERSECÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE CULTURA E POLÍTICA

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