A MERCANTILIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES DE RESISTÊNCIA DE MOVIMENTOS SÓCIOCULTURAIS

Visualizações: 162

Autores

  • Amanda Rayane Souza Santos
  • Jadson Souza dos Santos

Palavras-chave:

Mercadoria; Industria Cultural;Expressões de Resistência.

Resumo

Esse artigo foi elaborado objetivando o entendimento do modo como se constrói a homogeneização cultural dentro da aparente diversidade provocada pela apropriação capitalista intencionada na conquista de lucro que reverbera no campo ideológico, no que diz respeito as expressões de resistência postas na lógica de mercado como parte do condicionamento de letargia social realizado pelo sistema. Foi realizado a partir de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvendo-se em uma breve análise sobre a mercadoria, a indústria cultural e os meios de propagação e dominação ideológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOLOGNESI, Mário Fernando. A Mercadoria Cultural. In:Trans/Form/Ação, 19. São Paulo: UNESP, 1996. P. 75-86.

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia. Em: Crítica y emancipación: Revista latinoamericana de Ciencias Sociales. Año 1, no. 1 (jun. 2008- ). Buenos Aires: CLACSO, 2008 Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/secret/CyE/cye3S2a.pdf

FIGUEIREDO, Carolina Dantas de. Poder e Comunicação: Um breve debate sobre a questão do poder nos meios de comunicação de massa. In: Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. Agosto de 2007.

GIRELLI, Luciana Silvestre. A lógica cultural do capitalismo contemporâneo a partir da obra de Fredric Jameson. In: Revista Café Com Sociologia, Vol. 4, Nº 1. 2015, p. 84-99.

MARX, Karl. O Capital. Vol. 2. 3ª edição, São Paulo, Nova Cultural, 1988.

MONTAÑO, Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, classe e movimento social. São Paulo: Cortez, 2010. p. 258-263.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política – uma introdução crítica. São Paulo: 4a. Edição. Ed. Cortez, 2006.

PETRAS, James. O imperialismo cultural no finado século XX. 2004 Disponível em: https://resistir.info/eua/petras_imperialismo_cultural.html

SELISTRE, Jacks Ricardo; DUARTE, Mariana. Arte contemporânea e o retorno da censura: caso queermu- seu e suas adjacências. Contemporânea, Santa Maria, UFSM. v.1. n.2. p. 01-06. dez. 2018.

SEVCENKO, Nicolau. A Indústria do Entretenimento e a Sociedade de Espetáculos. In: A Corrida para o Século XXI. 7. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 73-94.

SILVA, Rafael Cordeiro. A Atualidade da Crítica de Adorno à Indústria Cultural. In: Educação e Filosofia, 13 (25), 1999, p. 27-42.

Downloads

Publicado

2021-09-03

Como Citar

Rayane Souza Santos , A. ., & Souza dos Santos, J. . (2021). A MERCANTILIZAÇÃO DAS EXPRESSÕES DE RESISTÊNCIA DE MOVIMENTOS SÓCIOCULTURAIS. Revista De Estudos Interdisciplinares , 3(3), 129–138. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/202