PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO ÂMBITO DA EPT (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE)

Visualizações: 18

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1281

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Ensino de Língua Espanhola, Sequência Didática, Podcast

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo realizado no Centro de Línguas do Instituto Federal Fluminense, campus Campos Centro, com o objetivo de avaliar a eficácia de uma sequência didática baseada no uso de podcasts para o ensino da língua espanhola. Desenvolvido no contexto do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-exploratório, natureza aplicada, que se ampara em dois procedimentos metodológicos: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa-ação. Os instrumentos de coleta de dados, incluíram entrevistas e questionários on-line (SurveyMonkey). A população da pesquisa envolveu seis estudantes matriculados no Nível 1 do curso de Espanhol, além da professora de espanhol e da coordenadora dos cursos oferecidos pelo centro. A sequência didática foi planejada para explorar o uso do podcast como uma ferramenta pedagógica, objetivando um ensino mais flexível e adaptado às necessidades individuais dos estudantes, em complemento ao livro didático. Como principal resultado, notou-se um avanço no campo da educação linguística ao serem demonstrados a viabilidade e os benefícios da integração de mídias digitais, especificamente podcasts, como ferramentas pedagógicas no ensino de línguas estrangeiras, abrindo caminho para futuras pesquisas e novas práticas nesse campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Costa Fonseca Artiles, Instituto Federal Fluminense

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal Fluminense. Licenciada em Letras (Português/Espanhol) pelo Centro Universitário Fluminense. Docente do Instituto Federal Fluminense.

Thiago Soares de Oliveira, Instituto Federal Fluminense

Doutor em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, com estágio de pós-doutoramento pela Universidade da Beira Interior. Professor da Licenciatura em Letras (Português e Literaturas) do Instituto Federal Fluminense, bem como do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional. Pesquisador vinculado ao Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens (NECEL).

Referências

ANDRADE, R. F.; PAREDES, M. P. El podcast como herramienta de retroalimentación en la evaluación de actividades virtuales. Rev. Mendive, Pinar del Río, v. 19, n. 1, p. 16-29, mar. 2021. Disponível em: http://scielo.sld.cu/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1815-76962021000100016&lng=es&nrm=iso. Acesso em: 22 out. 2023.

BONTEMPO, R. Podcast descomplicado: crie podcasts impossíveis de serem ignorados. 2. ed. Uberlândia – MG: Editora: Bicho de Goiaba, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: documento completo. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 21 maio 2022.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula digital: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo, on-line e híbrido. Porto Alegre: Penso, 2021.

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Resumo Executivo - Pesquisa TIC Educação 2021. São Paulo: CGI.br, 2022. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20221121124500/resumo_executivo_tic_educacao_2021.pdf. Acesso em: 18 ago. 2023.

Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). TIC DOMICÍLIOS. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros - 2022. São Paulo: CGI.br, 2023. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825143348/resumo_executivo_tic_domicilios_2022.pdf. Acesso em: 29 out. 2023.

CRESWELL, J.W.; CRESWELL, J. D. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução por Sandra Maria Mallmann da Rosa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2021.

CUENCA, M. A.; PRIETO, R. P. Embarque 1: curso de español lengua extranjera...de crucero por... 1. ed. MADRI: Edelsa Grupo Didascalia, 2012.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5794503/mod_resource/content/1/DOLZ%3B%20NOVERRAZ%3B%20SCHNEUWLY.%20Sequ%C3%AAncias%20Did%C3%A1ticas%20para%20o%20oral%20e%20para%20a%20escrita%20apresenta%C3%A7%C3%A3o%20de%20um%20procedimento.pdf. Acesso em: 20 maio 2023.

FARIA, Á.; VILAS-BOAS, M. H.; DIAS, P. “Podcasting" era uma vez...": Utilização pedagógica na educação. In: Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação, Challenges/Desafios 2007. 2007. Disponível em: https://erte.dge.mec.pt/sites/default/files/Eventos/Edumedia/1259773520_podcasting_era_uma_vez.pdf. Acesso em: 20 set. 2023.

FILATRO, A.; CAIRO, S. Produção de conteúdos educacionais. São Paulo: Saraiva, 2015.

FREIRE, E. P. A. Podcast: breve história de uma nova tecnologia educacional. Educação em Revista, v. 18, n. 2, p. 55-71, jul./dez., 2017. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/7414. Acesso em: 25 out. 2023. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2017.v18n2.05.p55

HOY HABLAMOS. Locução de: Paco e Roi. Spotify, 01 maio 2018. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/show/1puKUN2oF1M5DMt8o4M1bA?si=sTfiFPNbSoed0D9ZSa_cSQ. Acesso em: 31 jul. 2023.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MARTINS, G.; CORNACCHIONE, E. Editorial: Item de Likert e Escala de Likert. Revista Contabilidade Vista & Revista, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 1-5, jan./abr. 2021. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6776. Acesso em: 28 out. 2023.

NASCIMENTO, A. M. F.; PINHEIRO, G. S. R. L.; VALÊNIA, A.; ALMEIDA, F. A. S. D. P. Gênero podcast: uma proposta didática multimodal. Estudos da Linguagem: lentes para a leitura do mundo pós-pandêmico. X SEPPEGEL – Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, [s. l.], p. 157-175, 2023. Pimenta Cultural. Disponível em: https://www.pimentacultural.com/_files/ugd/0695ee_3234a263483e44009baf2b524fb36bbb.pdf Acesso em: 27 set. 2023. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural//2023.98164.7

OLIVEIRA, S. A.; CARDOSO, E. L. Novas perspectivas no ensino da língua Inglesa: blogues e podcasts. Educ. Form. Tecnol., Monte da Caparica, v. 02, n. 01, p. 87-101, jun. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1646-933X2009000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 8 set. 2023.

PROTECCIÓN SOLAR. Episódio nº 1636. Locução de: Roi. Hoy Hablamos, Spotify, 14 ago. [s.d.]. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/1yGREh3ou80hcpEIVIiZ95?si=BUyrPbpRSWq-cam5MoKYVw&nd=1&dlsi=21e4f8dd656d4061. Acesso em: 16 set. 2023.

QUADRO EUROPEU COMUM DE REFERÊNCIAS PARA AS LÍNGUAS: aprendizagem, ensino e avaliação. Ministério da Educação/Gaeri. Conselho da Europa. Porto, Portugal: ASA Editores S/A. 2001. (Coleção: Perspectivas Actuais/Educação). Disponível em: https://area.dge.mec.pt/gramatica/quadro_europeu_total.pdf. Acesso em: 8 set. 2023.

ROCCELO, M. 5 podcasts para treinar e aprender espanhol. Estudar Fora, você pelo mundo. Fundação Estudar. 2022. Disponível em: https://estudarfora.org.br/podcasts-espanhol/ Acesso em: 20 nov. 2023.

SÁ, E. M. A. de; SOUSA, J. B. F. de; CAVALCANTI, Z. D. M. A sequência didática envolvendo o gênero textual. Comentário em língua inglesa na educação básica e a multimodalidade. In: BARRICELLI, E.; KARLO-GOMES, G.; DOLZ, J. (OrgS.). Sequências didáticas na escola e na universidade: planejamento, práticas e reflexões sobre o ensino de gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2020.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Grupo A, 2013.

SCHÖNINGER, C. L. K.; ROQUE, G. S. S. SILVA, I. A. C. Potencialização nos métodos de ensino: o podcast como recurso pedagógico em aulas de espanhol. Letras em Revista, [S.l.], v. 9, n. 01, jun. 2018. Disponível em: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/77. Acesso em: 12 out. 2023.

SCORSOLINI-COMIN, F. Guia de orientação para a iniciação científica. São Paulo: Editora Atlas, 2014.

SODRÉ, M. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

SOUSA, M. G. G. S. de; GOMES, A. K. A.; CHENA, A. E. G. fatores que dificultam a aprendizagem da língua inglesa na fase adulta no curso livre de inglês. Revista Expressão Católica, v. 11, n. 1, p. 30-42, 2022. Disponível em: http://publicacoes.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/9. Acesso em: 18 jan. 2024. DOI: https://doi.org/10.25190/rec.v11i1.9

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2022.

THOMPSON, J. B. A mídia e a modernidade. uma teoria social da mídia. 15. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

VALENTE, J. M. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: BACICH, L.; VALENTE, J. M. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

VILELA, A. A.; REIS, M. I. Os desafios da sala de aula no ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira: comunicação efetiva e emoções. In: Anais do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. 2023. Disponível em: https://ueadsl.anais.nasnuv.com.br/index.php/UEADSL/article/view/1250. Acesso em: 18 jan. 2024.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Grupo A (Série: Penso), 1998.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Artiles, R. C. F., & Oliveira, T. S. de. (2024). PODCAST COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE ESPANHOL NO ÂMBITO DA EPT (INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE). Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–24. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1281

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.