A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICO- COMUNICATIVA DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE): UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

Visualizações: 247

Autores

  • Thays Costa Lisboa de Sá
  • Ana Lúcia Rocha Silva

Palavras-chave:

Formação inicial; Professor de LE; Competência linguístico-comunicativa.

Resumo

São muitas as pesquisas na área da Linguística Aplicada (LA) que se debruçam sobre as competências do professor de língua estrangeira (LE), principalmente, sobre a competência linguístico-comunicativa (CLC) cuja aquisição possibilita a produção de linguagem na línguaalvo. Esta competência pertence ao conjunto das cinco competências pensadas por Almeida Filho (2002). Atuar com a língua-alvo concebendo-a como instrumento de comunicação, traçar objetivos comunicacionais, e, ao mesmo tempo, fornecer insumo de qualidade ao aprendiz, capacitando-o para operar através da LE é apenas um dos requisitos exigidos pela profissão professor de LE, conforme nos indica Consolo (2018). Teixeira da Silva (2008) aponta que há um número considerável de professores de LE desprovidos de proficiência na língua da qual serão ou são professores. Barbirato e Cassoli (2013) acreditam que os futuros professores podem adquirir esta competência por meio de tarefas comunicativas as quais focalizam o sentido e o uso da língua-alvo. Segundo Consolo e Porto (2011), a proficiência na língua-alvo é a característica que mais se sobressai dentre as habilidades requeridas ao professor de LE. Consolo e Teixeira da Silva (2014) defendem uma avaliação da proficiência do professor de LE com o intuito de verificar sua capacidade de atuação em situações reais de comunicação. Neste sentido, propomos uma reflexão acerca da formação inicial de professores de LE no que tange ao desenvolvimento/aprimoramento da CLC. Trazer à tona esta temática permite uma discussão necessária e ao mesmo tempo instigante, uma vez que julgamos indispensável o professor de LE usar a língua que ensina. Quanto à natureza, este trabalho é uma pesquisa básica
cujo objetivo é ampliar conhecimentos, sem forçosamente, resolver problemas; quanto às fontes de informações é uma pesquisa secundária, uma vez que há uma revisão de literatura especializada; quanto à abordagem é pesquisa qualitativa que tem por finalidade descrever/explicar/compreender certos fenônemos (PAIVA, 2019).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMDEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 3º edição. Campinas, SP: Pontes, 2002.

BARBIRATO, R.C. e CASSOLI, E.R. O desenvolvimento da competência linguísticocomunicativa de alunos de Letras em curso temático baseado em tarefas. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 12, n.1, 2013, p.15-48. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1218>.Acesso em 02 de dezembro de 2019.

CONSOLO, D. A. Uma reflexão sobre a competência linguístico-comunicativa e a proficiência do (futuro) professor de língua estrangeira no Brasil. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 17, n.2, 2018, p.121-140. Disponível em:<https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/23441>. Acesso em 29 de janeiro de 2020.

CONSOLO, D.A. e PORTO, C.F.C. Competências do professor no processo de ensinoaprendizagem de língua estrangeira. Horizontes de Linguística Aplicada, ano 10, n.2, 2011, p.65-86. Disponível em:< https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1083>.

Acesso em 27 de julho de 2019.

CONSOLO, D.A. e TEIXEIRA DA SILVA, V. L. Em defesa de uma formação linguística de qualidade para professores de línguas estrangeiras: o exame EPPLE. Horizontes de Linguística Aplicada. ano 13, n.1, 2014, p. 63-87. Disponível em:

<https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1334>. Acesso em 12 de maio de 2020.

PAIVA, V.L.M.O. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. 1ºedição. São Paulo: Parábola, 2019.

TEIXEIRA DA SILVA, V.L. Em busca da fluência oral: um curso de Letras sub-judice. In: SILVA, K.A. e ALVAREZ, M. L. O. Perspectivas de investigação em linguística aplicada. Campinas, SP: Pontes editora, 2008, p.373-400.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Costa Lisboa de Sá, T. ., & Rocha Silva, A. L. . (2021). A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICO- COMUNICATIVA DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA ESTRANGEIRA (LE): UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(6). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/190

Edição

Seção

RESUMOS I SEMINÁRIO ON-LINE DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES

Artigos Semelhantes

<< < 29 30 31 32 33 34 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.