A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA

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Autores

  • Cláudia Simonetti Silva Oliveira World University Ecumenical
  • Daniel do Nascimento Oliveira World University Ecumenical https://orcid.org/0000-0001-9542-3935
  • Juliana do Carmo da Silva Oliveira World University Ecumenical https://orcid.org/0009-0000-4867-4782
  • Damares da Silva Barbosa Batista World University Ecumenical

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652

Palavras-chave:

Educação, Transdisciplina, Ética, Cidadania, Docente

Resumo

O presente objeto de estudo tem como finalidade analisar a importância da prática transdisciplinar na educação, como pluralização de conhecimentos na construção de saberes inseridos na disciplina de Língua Portuguesa. A escola, em sua função formadora de cidadãos, tem, entre outros, o propósito de proporcionar ao educando saberes correlacionadas a completude de transdisciplinaridade. Dentro dessa perspectiva, presume-se dialogar sobre discursos relacionados à ética e cidadania no ambiente escolar, compactuados sob um olhar transdisciplinar para o educando, já que o que permeia a formação deles na escola tem parte nesse aspecto. Estima-se a partir desse objetivo, a concessão de inovação na área de conhecimento compatível com o modo de vida modernizado, tratando assim algumas das problemáticas existentes. Trata-se de pesquisa bibliográfica, de caráter qualitativo, no qual se buscou subsídios nas ideias de teóricos como: Morin (2003), Piaget (1970), Nicolescu (2000) entre outros.   Verificou-se, que ainda existem dificuldades de ordem organizacional para se trabalhar a transdisciplinaridade na educação, por motivo de um padrão pedagógico-histórico vigente instituído nas escolas. A pesquisa apontou como o diálogo sendo o suporte para a educação transdisciplinar, a fim de promover a busca de significados entre disciplinas, principalmente sobre os diversos assuntos atuais.

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Biografia do Autor

Cláudia Simonetti Silva Oliveira, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Daniel do Nascimento Oliveira, World University Ecumenical

Aluno do Programa de Pós-graduação Doutorado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Juliana do Carmo da Silva Oliveira, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

Damares da Silva Barbosa Batista, World University Ecumenical

Aluna do Programa de Pós-graduação Mestrado em Ciências da Educação da Universidade World University Ecumenical - WEU.

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Publicado

2024-11-05

Como Citar

Oliveira, C. S. S., Oliveira, D. do N., Oliveira, J. do C. da S., & Batista, D. da S. B. (2024). A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(4), 01–18. https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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