DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514

Palavras-chave:

Deficiência Visual, Cegueira Adquirida, Sala de Recursos, Reabilitação

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo melhor compreender as percepções dos alunos com cegueira adquirida, diante do processo de reabilitação junto à Sala de Recursos de Deficiência Visual do Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS, no Munícipio de Diadema - S.P. O estudo foi realizado com 5 (cinco) alunos, todos adultos em diferentes faixas etárias, mediante a aplicação de uma pesquisa de cunho qualitativo, utilizando como instrumento de coleta de dados, entrevistas individuais semiestruturadas. A finalidade do estudo foi planejar, a partir da análise das percepções dos alunos, melhorias na condução do processo de ensino-aprendizagem com vistas à reabilitação, e também na vivência no Centro, de forma a trabalhar a autoestima dos alunos. Os resultados indicam que o principal aspecto ou a principal busca da pessoa com cegueira adquirida no seu processo de reabilitação é a reinserção social, sendo que a aquisição da leitura e da escrita assim como a orientação e mobilidade são os principais meios ou as principais ferramentas que o educador pode utilizar para contribuir nesse processo de reinserção. Além dos métodos ou do processo de reabilitação em si, ficou demonstrado pela pesquisa aplicada e, sobremaneira, pelas observações realizadas, que a questão psicológica é a principal questão ou a principal barreira a ser superada, sendo necessário uma atenção especial por parte do educador.

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Biografia do Autor

Priscilla Pinzetta, Universidade Cidade de São Paulo

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Valquiria Alves da Silva, Universidade Cidade de São Paulo

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação Profissional em Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo.

Vinicius Aparecido Galdino, Universidade Cidade de São Paulo

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Coordenador e Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

2024-09-06

Como Citar

Pinzetta, P., Silva, V. A. da, Galdino, V. A., & Gimenez, R. (2024). DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM CEGUEIRA ADQUIRIDA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–20. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1514

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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