ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS

UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1332

Palavras-chave:

Migrações Internacionais, Escola, Educação

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de doutorado desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (PPGEdu/UFMS). Trata-se  de uma investigação qualitativa, que tem por objetivo apresentar as condições de acesso e permanência de estudantes migrantes internacionais ao ensino básico no Brasil.  Para isso,   apresenta dados sobre a expansão dos fluxos migratórios recentes, bem como sobre o público estudante que se encontra nessa condição. Apresenta, ainda, dispositivos legais relativos à entrada e permanência de pessoas em situação de imigração no país, bem como aquelas que se voltam especificamente ao acesso à educação. Isso posto, analisa as questões em pauta pela perspectiva dos estudos foucaultianos, especialmente na noção de poder disciplinar e suas implicações nas políticas educacionais em contexto migratório ou mesmo na ausência delas e possíveis efeitos na permanência desses estudantes nas instituições de ensino. Espera-se com os resultados da pesquisa ampliar as discussões sobre os dispositivos de poder que atuam nas políticas educacionais instaurando incongruências entre as condições de acesso e a qualidade da permanência desses estudantes nas instituições escolares.

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Biografia do Autor

Eunice Maria Pinheiro, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Aluna do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Instituto Federal de Rondônia-IFRO.

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Publicado

2024-06-19

Como Citar

Pinheiro, E. M. (2024). ESTUDANTES MIGRANTES INTERNACIONAIS: UMA ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ACESSO E PERMANÊNCIA NO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–12. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1332

Edição

Seção

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

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