PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO

Visualizações: 251

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285

Palavras-chave:

DIREITOS HUMANOS, Formação docente, Práticas Pedagógicas, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo apresenta o projeto "Direitos Humanos e Formação Docente" do PET - Pedagogia na UNIPAMPA - Campus Jaguarão, realizado no segundo semestre de 2021. O projeto aborda a relevância dos Direitos Humanos na formação de professores, utilizando a extensão universitária como meio de inclusão da temática. Com um cronograma estruturado, a discussão centrou-se na conceptualização crítica dos Direitos Humanos na formação docente. Reconhecendo lacunas nos currículos de licenciaturas, o projeto buscou preencher essas falhas, destacando o papel crucial da extensão universitária na construção de conhecimentos. A concepção dos Direitos Humanos como essenciais à dignidade cidadã foi explorada, enfatizando o papel da universidade nesse contexto. Ao abordar a temática nos cursos de licenciatura, o projeto instigou a consciência sobre os direitos e a compreensão da luta diária pela liberdade almejada. A formação docente foi reconhecida como estratégia nessa luta, conectando teoria à prática para facilitar a compreensão e importância dos Direitos Humanos. A extensão universitária foi destacada como meio de promover interações dialógicas na formação docente. Alinhado à Política Nacional da Extensão Universitária, o projeto objetivou complementar a formação de licenciandos e docentes da Educação Básica, consolidando a relação entre teoria e prática nos Direitos Humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Costa Lage, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Pedagogo pela Universidade Federal do Pampa.

Isadora Cabreira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas; Pedagoga e ex-bolsista PET Pedagogia da Universidade Federal do Pampa.

Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Professora adjunta do curso de Pedagogia e tutora PET Pedagogia da Universidade Federal do Pampa.

Referências

BARDIN, Laurence. (2011). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.). Lisboa: Edições 70. (Obra original publicada em 1977)

BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se trata. Formação de Educadores. Desafios e Perspectivas. S. Paulo: UNESP, p. 309-318, 2003

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2006.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução CNE/CP 1/2006. Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11.

CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Rev. Bras. Educ. [online]. 2008, v.13, n. 37, p.45-56.

CANTINI, Adriana Hartemink; SANTIN, Janaína Rigo. A História da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado aos Conflitos de Interesses e o Princípio da Dignidade Humana no Poder Judiciário. EPISTIMONIKI: Revista de Educação, Práticas Interdisciplinares e Inovação Científica, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 01–19, 2024. DOI: 10.56579/epistimoniki.v1i1.7.

COMPARATO, Fábio Konder. A Afirmação Histórica Dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2015.

CONGRESSO CONTINENTAL. United States Declaration of Independence. Aprovado no Segundo Congresso Continental. Pênsilvania, 1776. Disponível em: http://www.uel.br/pessoal/jneto/gradua/historia/recdida/declaraindepeEUAHISJNeto.pdf. Acesso em: 24 dez. 2022.

Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX; 2012

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Companhia das Letras, 2020.

LAGE, Lucas da Costa; OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima de. QUEM SOMOS NÓS? LEVANTAMENTO DO CONCEITO DE HUMANO NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 59–76, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/458. Acesso em: 03 de março de 2024.

LAGE, Lucas da Costa. Direitos Humanos para quem? Uma investigação sobre o conceito de humano no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Curitiba, 2024. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação.

MUJICA, Rosa María. Educación no formal y educación en derechos humanos. Retos, objetivos, sectores y estrategias. Lima: IPEDEHP, 2001.

OLIVEIRA, Roberto Dalmo Varallo Lima. Um ensaio sobre a cegueira: covid-19 e a humanização das ciências da natureza. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 8, n. 2, p. 71-81. 2020.

ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Paris, 1948.

ONU. Declaração e Programa de Ação da Conferência Mundial Sobre os Direitos Humanos. Viena, 1993.

PIMENTEL, Jose Eduardo de Souza. Introdução ao Direito Digital. Revista Jurídica ESMP-SP, v. 13, 2018. Disponível em: https://es.mpsp.mp.br/revista_esmp/index.php/RJESMPSP/article/view/352. Acesso em: 10 dez. 2023.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova [online]. 1997, n. 39, p.105-124.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Daiane da Luz; CAPUTO, Maria Constantina; VERAS, Renata Meira. Educação em Direitos Humanos no currículo das Licenciaturas de instituições Federais de educação Superior. Educação e Pesquisa, v. 47, dez. 2021, p. e244510, DOI:10.1590/S1678-4634202147244510.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Bases Teóricas-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. Idéias Gerais Para a Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Caderno de Pesquisa Ritter dos Reis. V. IV, nov. 2001. 2ª Ed. Porto Alegre. Faculdades Integradas Ritter dos Reis. 2001.

VIEIRA, Luís. A FRAGILIDADE DOS DIREITOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO: REFLEXOS DA PANDEMIA. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 02–13, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/443. Acesso em: 11 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Lage, L. da C., Silva, I. C. da, & Machado, J. B. (2024). PROCESSOS FORMATIVOS EM DIREITOS HUMANOS: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DO PET PEDAGOGIA NA UNIPAMPA - CAMPUS JAGUARÃO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(3), 01–22. https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1285

Artigos Semelhantes

<< < 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.