A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO

DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1095

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Direito à educação, Gênero e Sexualidade

Resumo

O presente trabalho tem como tema a análise da educação como mecanismo de controle biopolítico dos corpos e do saber, a partir dos discursos acerca da educação sexual e reprodutiva. Observar os impactos e desdobramentos na educação brasileira no que tange às temáticas referidas durante os anos e como a sua (não) abordagem nas escolas reitera e não desconstrói padrões, estereótipos e violências de gênero. Cabe uma análise aprofundada de que tipo de educação se está produzindo, com quais vieses e a partir de quais perspectivas, tendo em vista a inevitável influencia patriarcal na sociedade. O tema reflete a necessidade de compreender o papel da educação na construção do indivíduo e como essa educação pode ser utilizada como mecanismo de controle, que tem o poder de reforçar ou romper com padrões socialmente impostos quanto às temáticas de gênero e educação sexual na adolescência. A metodologia do trabalho consistiu em pesquisas bibliográficas realizadas através de abordagens hipotético-dedutivas.

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Biografia do Autor

Victoria Pedrazzi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ

Mestranda em Direitos Humanos no Programa de Pós-graduação em Direito da UNIJUÍ. Bolsista CAPES. Integrante do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos

Joice Graciele Nielsson, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo/RS). Professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ.

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Publicado

2024-05-30

Como Citar

Pedrazzi, V., & Nielsson, J. G. (2024). A EDUCAÇÃO COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE BIOPOLÍTICO: DISCURSOS SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO SEXUAL. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.1095

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