INOVAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR
UMA ANÁLISE DO PROJETO SOMAR SOB A PERSPECTIVA DO MARKETING MACROSSOCIAL
Visualizações: 5DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2299Palavras-chave:
Marketing Macrossocial, Gestão compartilhada, Inovação Educacional, Nova Gestão Pública, Projeto SomarResumo
O presente artigo tem como objetivo identificar e analisar a percepção de estudantes sobre as inovações na aprendizagem, a partir da implementação do Projeto Somar em escolas piloto em Belo Horizonte e Sabará, por meio da teoria do Marketing Macrossocial. A pesquisa se caracteriza como descritiva e qualitativa, utilizando a investigação empírica, por meio de entrevistas. Os principais resultados da pesquisa, destacam a motivação, identidade e pertencimento dos estudantes na escola, transformação do clima, ambiente e cultura escolar, voz e empoderamento estudantil, boas relações socioculturais, engajamento e interação positiva e intervenções pedagógicas, já no ponto de melhorias enfatiza a comunicação e divulgação dos resultados sobre o Projeto Somar, dificuldade nas mudanças culturais e pedagógicas e a falta de infraestruturas, recursos e materiais.