O PROGRAMA HABITACIONAL CASA VERDE E AMARELA: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DA TEORIA DO PROGRAMA

Visualizações: 374

Autores

  • Allinny Gracielly de Oliveira Alves
  • Diego de Paula

Palavras-chave:

Direito à Moradia; Déficit Habitacional; Programa Habitacional; Avaliação de Programa Social.

Resumo

O presente artigo propõe-se a realizar um estudo avaliativo do desenho do Programa Casa Verde e Amarela, a partir da Teoria do Programa e da metodologia do modelo lógico como meio de interpretação e inferência dos possíveis resultados do Programa principalmente em relação à produção habitacional subsidiada para a população de mais baixa renda. Para tanto, estabeleceu-se como instrumentos a pesquisa bibliográfica, a partir das construções teóricas do campo da habitação, e a pesquisa documental, a partir do tratamento analítico da Lei e Decreto que institui e regulamenta o Programa. Assim, a partir da construção do modelo lógico, percebem-se determinadas fragilidades e inexatidões do desenho do programa na relação “recursos-ações”, bem como o problemático aumento da possibilidade de financeirização da moradia para a população de menor renda no lugar da garantia de produção subsidiada.

Biografia do Autor

Allinny Gracielly de Oliveira Alves

Advogada da Caixa Econômica Federal, Pós-graduada em Direito Empresarial pela Universidade Mackenzie, aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). 

Diego de Paula

Advogado. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Bolsista pela Fundação CAPES desenvolvendo pesquisa na área de Política Urbana e Participação Social. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Downloads

Publicado

2022-03-12

Como Citar

Gracielly de Oliveira Alves , A. ., & de Paula , D. . (2022). O PROGRAMA HABITACIONAL CASA VERDE E AMARELA: UM ESTUDO AVALIATIVO A PARTIR DA TEORIA DO PROGRAMA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 1(1), 100–120. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/300

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.