POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS

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Palavras-chave:

Cultura, História, Educação, Diversidade, Direitos Humanos

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar dados sobre a temática "políticas educacionais indígenas e afro-brasileiras" no ambiente escolar. Historicamente, indígenas e negros estiveram sob o domínio dos europeus e de elites locais, sendo tratados nas aulas de história apenas como elementos contextuais. As culturas contemporâneas, em grande parte, resultam da aculturação de heranças indígenas e afro-brasileiras. Em 2003, foi sancionada a Lei Nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História da Cultura Indígena e Afro-Brasileira, entretanto, as metodologias e estratégias de ensino que valorizem essas culturas ainda carecem de aperfeiçoamento, revelando lacunas nas políticas culturais e educacionais. Assim, buscamos analisar como as políticas culturais e educacionais, junto com a implementação da Lei Nº 10.639/03, têm sido aplicadas no contexto escolar. A metodologia utilizada consiste em uma revisão de literatura. Concluímos que é essencial que a formação continuada de professores seja constante, pois valorizar a cultura étnico-racial implica promover uma educação que posicione indígenas, negros e afro-brasileiros como protagonistas de sua história. É fundamental que essa educação valorize seus costumes, tradições, pensamentos e modos de vida, enfatizando a realização de atividades que promovam o respeito como elemento central para desmistificar o preconceito.

Biografia do Autor

Iranilda Pereira dos Santos, Universidade Absoulute Chistian University

Mestra em Educação pela Universidade Absoulute Chistian University (ACU).

Joaquim Silva Pereira, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestrando em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Referências

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Santos, I. P. dos, & Pereira, J. S. (2024). POLÍTICAS EDUCACIONAIS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–10. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1819

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