O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL
PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E VALORIZAÇÃO DE MINORIAS NO ENSINO SUPERIOR
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Educação Inclusiva, Políticas Públicas, Inclusão no Ensino Superior, Direitos HumanosResumo
Este estudo ressalta a função do Laboratório de Acessibilidade (LAC), da UFAL, na promoção de uma educação inclusiva e equitativa, em consonância com as políticas governamentais e interseccionalidades que levam em conta as diversas vulnerabilidades sociais. Com o apoio do Programa Incluir, o LAC ajusta recursos acadêmicos e disponibiliza tecnologias de assistência, auxiliando na criação de um ambiente acadêmico acessível e receptivo. Ao superar obstáculos pedagógicos e arquitetônicos, o LAC oferece suporte tanto para docentes quanto para discentes, promovendo a inclusão e a saúde mental de discentes com deficiência. Esse estudo evidencia que a educação tem a capacidade e o dever de garantir os direitos humanos, acolher a diversidade, enfatizando o LAC como um exemplo concreto de como políticas de inclusão podem tornar o ambiente universitário mais justo e democrático.
Referências
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