O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL

PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E VALORIZAÇÃO DE MINORIAS NO ENSINO SUPERIOR

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Autores

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Políticas Públicas, Inclusão no Ensino Superior, Direitos Humanos

Resumo

Este estudo ressalta a função do Laboratório de Acessibilidade (LAC), da UFAL, na promoção de uma educação inclusiva e equitativa, em consonância com as políticas governamentais e interseccionalidades que levam em conta as diversas vulnerabilidades sociais. Com o apoio do Programa Incluir, o LAC ajusta recursos acadêmicos e disponibiliza tecnologias de assistência, auxiliando na criação de um ambiente acadêmico acessível e receptivo. Ao superar obstáculos pedagógicos e arquitetônicos, o LAC oferece suporte tanto para docentes quanto para discentes, promovendo a inclusão e a saúde mental de discentes com deficiência. Esse estudo evidencia que a educação tem a capacidade e o dever de garantir os direitos humanos, acolher a diversidade, enfatizando o LAC como um exemplo concreto de como políticas de inclusão podem tornar o ambiente universitário mais justo e democrático.

Biografia do Autor

Itamira Pimentel Torres, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda pela Universidade Federal de Alagoas.

Gabriela dos Santos Gonçalves, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda pela Universidade Federal de Alagoas.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Orientador. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/orientador1.pdf. Acesso em: 13 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). Laboratório de Acessibilidade (LAC). Disponível em: https://ufal.br/servidor/saude-no-trabalho/servicos-assistenciais/laboratorio-de-acessibilidade-lac. Acesso em: 10 set. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL). Sistema de Bibliotecas: Acessibilidade. Disponível em: https://sibi.ufal.br/portal/?page_id=3181. Acesso em: 10 set.

BRASIL, Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 29 nov. 2024.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Torres, I. P., & Gonçalves, G. dos S. (2024). O PAPEL DO LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL: PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E VALORIZAÇÃO DE MINORIAS NO ENSINO SUPERIOR. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1818

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