PROJETO INTERLIGUE-SE
DESVENDANDO O UNIVERSO DA APRENDIZAGEM
Visualizações: 2Palavras-chave:
Aprendizagem, Capacitação, Ensino SuperiorResumo
O projeto “Interligue-se: Desvendando o Universo da Aprendizagem” visa implementar um curso de capacitação em autorregulação da aprendizagem para os estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – campus Dois Vizinhos, com foco especial nos grupos de estudantes contemplados com o programa de auxílio estudantil e os ingressantes na universidade. A permanência no ensino superior é atualmente uma das maiores problemáticas para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como a UTFPR, as quais têm apresentado altos índices de evasão e retenção. Além das condições sociais, econômicas, culturais e individuais que definitivamente impactam na permanência, outro fenômeno fundamental é o processo de transição entre o ensino médio e o ensino superior, ou seja, o ingresso e adaptação à nova rotina educacional. O ingresso no ensino superior é uma fase complexa e para a maioria dos recém-chegados, o início da vida acadêmica tem reflexos no decorrer de todo o processo formativo e na permanência ou não nas instituições de ensino. Para muitos estudantes é a primeira experiência morando fora de casa, longe dos grupos familiares de origem e na maioria das vezes há necessidade de reorganização familiar, uso de novas estruturas, equipamentos, instituições, trabalhos e diversos novos afazeres. Objetivou-se aqui a criação e manutenção de um curso em autorregulação da aprendizagem, a fim de proporcionar aos participantes ferramentas e estratégias necessárias para desenvolver habilidades de autorregulação que impulsionem seu processo de aprendizagem, assim como diminuir os índices de retenção e evasão acadêmica. Utilizando o moodle UTFPR como plataforma de hospedagem, organizou-se um curso com módulos de modo a ofertar conteúdo teórico no formato de e-books e artigos sugeridos, atividades práticas como construção de plano de estudos, material audiovisual, atividades de avaliação com questionários e de interação entre os participantes no formato de fóruns. As temáticas abordadas tiveram como inspiração o livro “Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo”, atual referência da autorregulação da aprendizagem no Brasil. Foram inscritos 289 alunos ao curso na plataforma moodle UTFPR, nomeado “Capacitação em Autorregulação da Aprendizagem”, no qual seis módulos teórico-práticos foram disponibilizados, bem como introdução ao assunto, com cartas retiradas do livro de referência, além de um módulo final colaborativo com objetivo de compartilhamento de aprendizados obtidos pelos estudantes com a capacitação. Esta capacitação foi disponibilizada pelo período de um semestre letivo, entre 04 de março e 30 de setembro de 2024, revelando comentários positivos dos alunos quanto ao desenvolvimento de técnicas de aprendizagem e gestão do tempo no ambiente acadêmico. Porém, são necessárias adequações para próximas ofertas da capacitação, quanto ao dinamismo de textos e vídeos recomendados, mais atrativos e convidativos ao público-alvo, para melhor aderência dos estudantes às atividades propostas. Conclui-se que capacitações como esta e acompanhamento multidisciplinar a alunos de ensino superior, principalmente ingressantes, é fundamental para tornar o ambiente acadêmico mais assertivo, com ferramentas que proporcionam buscar melhores desempenhos.
Referências
BRASIL. Decreto n⁰ 2.734, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o programa nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Diário Oficial da União. Brasília (DF), 20 jul. 2010.
CARVALHO, M. M. A educação superior no Brasil: o retorno privado e as restrições ao ingresso. Sinais Sociais, Rio de Janeiro, v. 5 n. 15, p.82-111, 2011.
DOUTOR, C.; ALVES, N. Transição para o ensino superior dos estudantes provenientes dos países africanos de língua oficial portuguesa: aprendizagens e desafios. Académicos. Investigar em Educação – IIa Série, Números 9/10, 2019.
ROSARIO, PEDRO, JOSE C. NÚNES, PIENDA, JÚLIO GONZALEZ. Cartas do Gervásio ao Seu Umbigo. Editora Almedina, 2017.