A INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA PARTICIPAÇÃO POLÍTICA FEMININA
Visualizações: 25Palavras-chave:
Desenvolvimento, Cidadania, Políticas Públicas, Participação FemininaResumo
Este artigo examina as relações entre desenvolvimento, cidadania e políticas públicas, destacando como esses conceitos se interconectam na promoção de uma sociedade mais justa e equitativa. A análise inclui uma discussão sobre o desenvolvimento além do crescimento econômico, englobando dimensões sociais, culturais e políticas, e enfatiza a cidadania ativa como essencial para a criação de políticas públicas eficazes. O texto também aborda a sub-representação das mulheres na política brasileira, ressaltando as iniciativas, como a Lei das Cotas, que visam aumentar a participação feminina, além dos desafios culturais e estruturais que persistem. O artigo conclui que o desenvolvimento sustentável, a participação cidadã e a implementação de políticas públicas eficazes formam um ciclo fundamental para a construção de uma democracia inclusiva.
Referências
ACSELRAD, H. Cidadania e meio ambiente. 2000. Disponível em: www.ibase.com.br/cidadania
AMARAL, S. T.; DALKMIN, S. M. . A conquista do voto feminino no Brasil. In: II Encontro de Iniciação Científica e I Encontro de Extensão Universitária da Toledo, 2006, Presidente Prudente. Encontro de Iniciação Científica da Toledo. Presidente Prudente: Toledo, 2006. v. 2. p. 1-11.
BRASIL. Lei no 11.340, de 7 de agosto de 2006. Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres e da Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional, 2006.
BRASIL. Emenda Constitucional n. 111, de 28 de setembro de 2021. Altera a Constituição Federal para disciplinar a realização de consultas populares concomitantes às eleições municipais, dispor sobre o instituto da fidelidade partidária, alterar a data de posse de Governadores e do Presidente da República e estabelecer regras transitórias para distribuição entre os partidos políticos dos recursos do fundo partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) e para o funcionamento dos partidos políticos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 29 de setembro de 2021
BRASIL. Lei no 13.104, de 9 de março de 2015. 2015b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/ l13104
BRASIL. Constituição (1988). Emenda constitucional nº 97, de 4 de outubro de 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/ec97.htm > Acessado em 10 jul 2023
CHIMIN Junior Alides Baptista. EMPODERAMENTO FEMININO: TERRITÓRIOS DA CIDADANIA NAS ELEIÇÕES DE 2008 E 2012. In: 13º Mundo das Mulheres e Fazendo o Gênero 11, 2017, Florianópolis. Anais Fazendo o Gênero. Florianópolis, 2017.
NOVELLINO, M. S. F.. Os estudos sobre feminização da pobreza e políticas públicas para mulheres. In: XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004, Caxambu. Anais do XIV Encontro Nacional de Estudos Populacionais, 2004. v. 1.
SHIVA, Vandana. “O empobrecimento do ambiente: as mulheres e as crianças para o fim”. In: MIES, Maria; SHIVA, Vandana. Ecofeminismo. Lisboa: Instituto Piaget, 1993.