PROGRAMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO CIDADÃO QUANDO DO USO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS

A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

Visualizações: 13

Autores

Palavras-chave:

Gestão pública, Participação cidadã, Avaliação de serviços, Transparência, Fortaleza.

Resumo

O Projeto @valie tem como objetivo avaliar a experiência dos cidadãos com os serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Fortaleza, com foco nas áreas de Saúde e Turismo. Desenvolvido em parceria com o Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin) da Universidade de Fortaleza, o projeto busca aumentar a participação cidadã na gestão pública, fornecendo ferramentas de avaliação contínua da qualidade dos serviços. A metodologia adotada inclui a análise de documentos institucionais, além de pesquisas com gestores e cidadãos para compreender as percepções sobre o uso da ferramenta e sua eficácia. Os resultados indicam que o projeto conseguiu ampliar o diálogo entre governo e população, promovendo maior transparência e colaboração na melhoria dos serviços. No entanto, identificaram-se algumas limitações, como falhas estruturais nos equipamentos e a necessidade de maior sensibilização dos usuários. O estudo conclui que, apesar das dificuldades, o @valie representa uma ferramenta promissora para a gestão pública, desde que sejam realizados ajustes no processo e fortalecida a articulação entre os envolvidos.

Biografia do Autor

Janaina dos Santos Benvindo, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8548-0079.  

Referências

BOGUS, Angela. Serviços públicos de alto desempenho: influências e perspectivas para melhorar os padrões de vida. doi: 10.53486/icspm2022.10. Disponível em: https://ibn.idsi.md/vizualizare_articol/173310. Acesso em 22 Jan. 2024.

BRASIL. Lei de Acesso à Informação (LAI) nº 12.527/2011.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, J. David. Projeto de pesquisa: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora, 2021.

DAVIS, F. D.; BAGOZZI, R. P.; WARSHAW, P. R. User acceptance of computer technology: a comparison of two theoretical models. Management Science, Ann Arbor (MI), v.35, n.8, p.982-1003, 1989. Doi: https://doi.org/10.1287/mnsc.35.8.982. Disponível em: https://pubsonline.informs.org/doi/10.1287/mnsc.35.8.982. Acesso em: 24 Jan. 2024.

• DELONE, W. H. e MCLEAN, E. R. The DeLone and McLean model of information systems success: A ten year update. Journal of Management Information Systems, v. 19, n. 4, p. 9–30, 2003. Doi https://doi.org/10.1080/07421222.2003.11045748. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/07421222.2003.11045748. Acesso em: 28 Jan. 2024.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. Artmed editora, 2008.

FLOROPOULOS, J.; TSIPOURIDOU, M. Medindo o Sucesso do Sistema de Informação Tributária Grego. Int. J. Inf. Gestão. 2010, 30, 47–56. Doi: https://doi.org/10.1016/j.ijinfomgt.2009.03.013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0268401209000826?via%3Dihub. Acesso em: 14 jan. 2024.

GARDENGHI, JL.; PEREIRA, LG.; ALCANTARA, SM.; FIGUEIREDO, RMC.; RAMOS, CS.; RIBEIRO, LCM. Digitalização por meio de um processo de prototipação: O Caso de um Serviço Público Brasileiro. Informação 2020, 11, 413. Disponível em; https://repositorio.unb.br/jspui/handle/10482/40352. Acesso em 18 fev. 2024

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MENEZES, V. G. D., PEDROSA, G. V., SILVA, M. P. D., FIGUEIREDO, R. M. D. C. Evaluation of public services considering the expectations of users—A systematic literature review. Information, v. 13, n. 4, p. 162, 2022.

MORESI, E. Metodologia de Pesquisa. Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2003.

PARASURAMAN, Ananthanarayanan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. Um modelo conceitual de qualidade de serviço e suas implicações para a pesquisa no futuro. RAE-Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. 4, p. 96-108, 2006.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. L. SERVQUAL: uma escala de itens múltiplos para medir as percepções dos consumidores sobre a qualidade do serviço. Journal of Retailing, v. 64, n. 1, p. 12-40, 1988.

PEDROSA, G.; MENEZES, V.; FIGUEIREDO, R. Uma abordagem baseada na gestão da qualidade para avaliação de serviços públicos: um estudo de caso no Brasil. Em Anais da 53ª Conferência Internacional do Havaí sobre Ciências de Sistemas, HICSS 2020, Maui, HI, EUA, 7–10

POUPART, J; DESLAURIERS, J. P; GROULX, L. H; LAPERRIÈRE, A; MAYER, R; PIRES, Á. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 4a. Ed. 6a. Reimpressão. Vozes. Petrópolis, Rj, 2024.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RIBEIRO, Neilson Pereira; CARNIELLO, Monica Franchi. Avaliação dos serviços públicos ao munícipe de Teresina disponibilizados por meio do governo eletrônico. Revista Tecnologia e Sociedade, v. 17, n. 46, p. 37-54, 2021.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como liberdade. Trad.Laura Teixiera Motta. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

SOARES, VDA.; IWAMA, GY.; MENEZES, VG.; GOMES, MMF.; PEDROSA, GV.; SILVA, WCMPD.; FIGUEIREDO, RMDC. Avaliando serviços governamentais baseados na perspectiva do usuário. Anais da 20ª Conferência Internacional Anual sobre Digital Pesquisa governamental, Dubai, Emirados Árabes Unidos, 18–20 de junho de 2019; Association for Computing Machinery: Nova York, NY, EUA, 2019; pp. 425–432

TOMORRI, I. L. I. R.; KECO, REMZI. E-public Services Evaluation, based on Citizens’ Perception,(The Albanian Case). WSEAS Transactions on Computer Research, v. 11, p. 158-165, 2023. doi: 10.37394/232018.2023.11.14.

YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-26

Como Citar

Benvindo, J. dos S. (2024). PROGRAMA CONTINUADO DE AVALIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO CIDADÃO QUANDO DO USO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS MUNICIPAIS : A EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–21. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1750

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.