BOLSAS DE ESTUDOS INFLUENCIAM A PRODUTIVIDADE ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO?

UM ESTUDO NA ÁREA DO DIREITO

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Autores

Palavras-chave:

Bolsas de Estudos, Financiamento, CAPES

Resumo

Este trabalho analisa a influência das bolsas de estudos na produtividade acadêmica de pós-graduandos em Direito. Para isso, foram utilizados dados de produtividade de 35 mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A metodologia da pesquisa é empírica-quantitativa, a partir da testagem dos dados coletados. Os resultados provisórios indicaram uma relação positiva entre bolsas e produtividade, sugerindo que o financiamento contribui para maior consistência e impacto acadêmico de discentes bolsistas em comparação aos não bolsistas na realidade analisada. Conclui-se, a partir do estudo, a importância de políticas públicas que promovam o financiamento na pós-graduação como estratégia para fortalecer a produção científica do país.

Biografia do Autor

Adailson Pinho de Araújo, Universidade de Brasília

Especialista em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0755-4711. 

Paulo César Rebouças Torquato Filho, Universidade Federal Rural do Semiárido

Mestrando em Direito pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2817-4622. 

Referências

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Araújo, A. P. de, & Filho, P. C. R. T. (2024). BOLSAS DE ESTUDOS INFLUENCIAM A PRODUTIVIDADE ACADÊMICA NA PÓS-GRADUAÇÃO? : UM ESTUDO NA ÁREA DO DIREITO. ANAIS DO SEMINÁRIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS E INTERSECCIONALIDADES, 3(1), 01–06. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodepoliticaspublica/article/view/1726

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