ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA CONTEMPORÂNEO À SANÇÃO DA LEI 10.639/03

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Autores

  • Manuel Alves de Sousa Junior UNISC

Palavras-chave:

Livro didático; Biologia; História e cultura afro-brasileira; Relações étnico raciais.

Resumo

O racismo estrutural está enraizado na sociedade brasileira, inclusive no livro didático de biologia. As leis n°. 10.639/2003 e n°. 11.645/2008 trouxeram ganhos importantes para a educação das relações étnico-raciais. O Programa Nacional do Livro Didático é muito importante pois promove a universalização de seu acesso para estudantes de todo o país. Em alguns casos, são os únicos livros que os alunos terão em suas vidas. Esta pesquisa analisou um livro didático de biologia contemporâneo à sanção da lei 10.639/03 do ensino médio sobre as relações étnico-raciais. Foram verificadas um total de 575 imagens, sendo 551 técnicas e 24 representativas. Essas últimas foram analisadas quanto ao seu conteúdo e, na análise, foi confirmado o racismo estrutural. É necessário que o negro seja inserido nos livros para que a população brasileira seja representada nas obras, visto que 56% da população brasileira é negra. A sugestão é que essa pesquisa continue analisando livros mais recentes para fins comparativos.

Biografia do Autor

Manuel Alves de Sousa Junior, UNISC

Doutorando em educação pela UNISC, mestre em bioenergia, historiador, biólogo, especialista em Confluências africanas e afro-brasileiras e as relações étnico-raciais na educação, MBA em história da arte. Professor do IFBA campus Lauro de Freitas, membro do grupo de pesquisa Identidade e diferença na educação. Bolsista CAPES/PROSUC modalidade 2.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Sousa Junior, M. A. de. (2023). ANÁLISE DAS RELAÇÕES RACIAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA CONTEMPORÂNEO À SANÇÃO DA LEI 10.639/03. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 91–92. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/892