ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR
QUEBRANDO BARREIRAS
Visualizações: 8Palavras-chave:
Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, Faculdade Unina, Inclusão, Acessibilidade, DiversidadeResumo
Partindo do pressuposto de temos a experiência como o ponto de partida para o ensino e aprendizagem, este relato de experiência permite esboçar a prática realizada no NAI - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Faculdade Unina. Visando apresentar e discutir os pressupostos teóricos e estruturantes para o atendimento de alunas e alunos, este estudo, evidencia, primeiramente a estrutura da faculdade Unina, que dispõe de um corpo docente especializado nas diversas áreas de conhecimento. O objetivo está no atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas, buscando a democratização da sua permanência, formação integral e participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada foi a observação da organização da estrutura e atendimento do NAI em suas mais diversas dimensões. Por meio de uma descrição informativa, referenciada, dialogada e crítica, foi apresentado esse relato de experiência, que contribuirá na compreensão da atuação de uma núcleo composto por professores e colaboradores de várias áreas e setores para que se contemple a acessibilidade de forma efetiva em todas as suas dimensões: arquitetônica, comunicacional, metodológica, programática, instrumental e atitudinal.