ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL
UMA ANÁLISE DA ATUAL PROPOSTA CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRAS-BA
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Currículo, Ensino de História Local, Ensino Fundamental, Ausência, Barreiras-BAResumo
Este estudo objetiva apresentar alguns dados da pesquisa de mestrado que se encontra em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Oeste da Bahia. Tem como objetivo principal, compreender como está orientado o Ensino de História Local na atual proposta curricular (2022) da rede municipal de Barreiras–BA. O percurso teórico-metodológico desta investigação se ancora no Currículo (SACRISTÁN, 2013), no Ensino de História Local (MELO, 2015), na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e na História Cruzada (WERNER; ZIMMERMANN, 2003). Os resultados parciais apontam a ausência do Ensino de História Local no referencial analisado, que se constitui como cópia do texto da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017). Dessa maneira, percebemos a falta de investimento na formação continuada de professores-pesquisadores e a inexistência de materiais didáticos sobre História Local como proposta pedagógica. Assim, sugere-se a reelaboração do currículo em questão, como intuito de fomentar aprendizagens significativas para formação integral do estudante, para o exercício de sua cidadania e a identificação com a sua História.