HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA

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Autores

  • Bruno Gustavo Muneratto Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé
  • Lilia Paiva Furtado Universidade Estadual do Ceara

Palavras-chave:

História Oral, Ensino de História, História da Educação, História das Instituições para Crianças

Resumo

Trata-se da propor a inserção das metodologias da História Oral na disciplina de História da Educação de cursos de Pedagogia, a partir de uma rotina de entrevistas com profissionais e egressos da educação básica escolar que sejam idosos e/ou aposentados do campo educacional no intuito de construir aprendizados sobre História da Educação e das instituições para crianças em âmbitos locais e regionais. Essa prática pedagógica intui três principais objetivos: o primeiro é a apresentação da História Oral enquanto prática historiográfica que pode vir lhes auxiliar em diferentes etapas da formação e atuação profissionais. O segundo objetivo é o incremento do estudo e escrita da História da Educação da Educação e das instituições para crianças em lociais que na maioria das vezes não possuem uma literatura ou pesquisas sobre o assunto. O terceiro é a possibilidade de atuarem na educação básica capacitadas a utilizarem em sala de aula as práticas e métodos da História Oral e das Tecnologias Sociais da Memória como ferramenta didática do Ensino de História ou outras áreas correlatas. Tal investimento se mostra promissor também para as idiossincrasias pedagógicas das educações do Campo, Indígena e Quilombola, dada a vasta conexão com as oralidades e aos saberes ancestrais transmitidos pelas histórias, lendas, rezas. A História Oral, geralmente discutida apenas nos cursos de História, surge assim, enquanto manancial de possibilidades na formação docente que possa levar às escolas ferramentas metodológicas que contemple propostas educacionais antirracistas e decoloniais, assim como proporcionais um promissor incremento na historiografia da história da educação brasileira podendo também abranger projetos de Extensão Universitária, iniciação de Grupos de Estudo, laboratórios, linhas de pesquisa e na Iniciação Científica.

Biografia do Autor

Bruno Gustavo Muneratto, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé

Professor assistente do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé, Universidade Estadual do Ceará. Mestre em História Social da Cultura. E-mail: bruno.muneratto@uece.br

Lilia Paiva Furtado, Universidade Estadual do Ceara

Graduanda do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé, Universidade Estadual do Ceara. Bolsista de Monitoria da disciplina de História da Educação. E-mail: lilia.furtado@aluno.uece.br

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

Muneratto, B. G., & Furtado, L. P. (2024). HISTÓRIA ORAL COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 4(1), 01–02. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1486