A PROBLEMÁTICA DA LIBERDADE E A LITERATURA ENGAJADA.

Visualizações: 9

Autores

  • Lucas do Prado Universidade de Passo Fundo

Palavras-chave:

Sartre; literatura; liberdade.

Resumo

Neste estudo, buscaremos reconstruir de forma breve a interpretação de literatura para Jean-Paul Charles Aymard Sartre, descrita no livro Qu’est ce que la littérature? (Que é a literatura?). Para que isso seja possível, procuraremos compreender a construção da ideia sartreana sobre a literatura e como o escritor e sua obra se relacionam e dependem do seu público e do ato da leitura, ou seja, por que esta relação entre escritor e leitor é de fundamental importância na concepção de Sartre para a construção da literatura.

 Após compreensão da construção feita por Sartre, entre escritor e o leitor, tentaremos averiguar alguns pontos de sua interpretação semântica da literatura feita no momento de sua escrita, o século XX. Buscaremos analisar se a exegese do texto ainda conta com contribuições temáticas que até o presente momento ainda possamos usar, ou se a explanação de Sartre ficou como uma relíquia do passado ou uma estrela literária em eclipse.

Biografia do Autor

Lucas do Prado, Universidade de Passo Fundo

Graduado em História (Licenciatura) pela Universidade de Passo Fundo. Mestrando do Programa de Pós Graduação em História da Universidade de Passo Fundo.

Downloads

Publicado

2024-01-08

Como Citar

Prado, L. do. (2024). A PROBLEMÁTICA DA LIBERDADE E A LITERATURA ENGAJADA. ANAIS DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO, 2, 234–244. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisseminariodehistoriaeeducaca/article/view/1070