PEDAGOGIA PARA O RESPEITO

CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS HUMANITÁRIAS ANCESTRAIS DE UMA IYALORIXÁ NA BAIXADA FLUMINENSE, RJ

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Autores

Palavras-chave:

liderança, Direitos Humanos, terreiro/espaço socioeducativo e cultural, educação não formal

Resumo

O estudo enfatiza as iniciativas educacionais de uma liderança religiosa chamada Maria Angélica da Silva, que promoveu antes e durante a pandemia do COVID-19 educação não formal para moradores da comunidade - localizada no município de Magé, Baixada Fluminense/RJ - considerando o terreiro como espaço socioeducativo e cultural. Na reflexão dos objetivos que direcionaram a temática, buscou-se analisar como sua liderança - mulher e Iyalorixá - pode intervir em demandas do território periférico, associado à educação não formal e práticas equitativas. Além disso, compreendeu-se a relação entre a ancestralidade, os propósitos da educação em/para direitos humanos e o conceito de Interseccionalidade; quanto à raça, classe, gênero e especificidade. Para referenciais bibliográficos, foram utilizados os Direitos Humanos (ONU, 1948; ONU, 2015), Candau (2008; 2012), em Educação em/para Direitos Humanos e Interculturalidade; Malachias, Balbino e Laudino (2020), elucidando a liderança feminina; Collins e Bilge (2020), sobre interseccionalidade. A utilização da pesquisa qualitativa e etnometodológica (GERHARDT; SILVEIRA, 2009), a entrevista gravada em vídeo e a análise das redes sociais foram necessárias para estruturação da produção científica. Conclui-se que a ancestralidade da liderança religiosa auxiliou na promoção de práticas humanas fundamentais, compreendendo a importância do espaço da educação não formal para integração dos moradores locais na disseminação da cultura Yorubá e inclusão de sujeitos com especificidades (surdez). Também considera-se a ressignificação de narrativas estereotipadas sobre a potencialidade feminina e o reconhecimento da Baixada Fluminense como locus de produção sociocultural, a partir de sua historicidade.

Biografia do Autor

Joyce Gachet da Silva, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense

Pedagoga, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (UERJ-FEBF).

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Publicado

2023-09-03

Como Citar

Silva, J. G. da. (2023). PEDAGOGIA PARA O RESPEITO: CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS HUMANITÁRIAS ANCESTRAIS DE UMA IYALORIXÁ NA BAIXADA FLUMINENSE, RJ. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 1(1), 31–32. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/anaisdoseminarioeducacaodiversid/article/view/828

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