O FAZER DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE SABERES, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS
UMA DISCUSSÃO PERTINENTE
Visualizações: 112DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1218Palavras-chave:
Educação Infantil, Prática Pedagógica, Diversidade Étnico-raciais, Direitos HumanosResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir o compromisso da professora e professor de Educação Infantil e das instituições/escolas de Educação Infantil, na valorização da diversidade étnico-racais, com isso a caminho de uma educação para direitos humanos. Através de uma pesquisa bibliográfica assim, por meio de estudos dos autores Candau (2014), Candau (2011), Oriani (2008), Adorno (1995), Tosi (2005), Almeida (2019), Siqueira (2012), Rosemberg (2014) e outros, também nos amparamos em documentos educacionais tal como, ECA(1990), LDB (1996), PNEDH (2007) e com a experiência da pesquisadora que é professora de Educação Infantil e aluna de mestrado em educação, em sua pesquisa discute as temáticas diversidade étnico-raciais, Educação infantil, identidade negra e Formação continuada. Compreende-se então que as práticas de educação em direitos humanos estão diretamente relacionadas às ações de professoras e professores que devem permear em diferentes espaços, assim como, diferentes etapas da educação e até mesmo disciplinas de currículo, valendo-se então a reflexão da importância do fazer pedagógico que promova a legitimação de direitos de todas as crianças e principalmente da criança negra no espaço de Educação Infantil, caminhando para a formação para cidadania, democracia, solidariedade e valorização da diversidade étnico-raciais.