O FAZER DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE SABERES, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS

UMA DISCUSSÃO PERTINENTE

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Autores

  • Jéssica Angélica de Melo Borges Universidade Estadual de mato Grosso do Sul
  • Marcelo Máximo Purificação Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1218

Palavras-chave:

Educação Infantil, Prática Pedagógica, Diversidade Étnico-raciais, Direitos Humanos

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o compromisso da professora e professor de Educação Infantil e das instituições/escolas de Educação Infantil, na valorização da diversidade étnico-racais, com isso a caminho de uma educação para direitos humanos. Através de uma pesquisa bibliográfica assim, por meio de estudos dos autores Candau (2014), Candau (2011), Oriani (2008), Adorno (1995), Tosi (2005), Almeida (2019), Siqueira (2012), Rosemberg (2014) e outros, também nos amparamos em documentos educacionais tal como, ECA(1990), LDB (1996), PNEDH (2007) e com a experiência da pesquisadora que é professora de Educação Infantil e aluna de mestrado em educação, em sua pesquisa discute as temáticas diversidade étnico-raciais, Educação infantil, identidade negra e Formação continuada. Compreende-se então que as práticas de educação em direitos humanos estão diretamente relacionadas às ações de professoras e professores que devem permear em diferentes espaços, assim como, diferentes etapas da educação e até mesmo disciplinas de currículo, valendo-se então a reflexão da importância do fazer pedagógico que promova a legitimação de direitos de todas as crianças e principalmente da criança negra no espaço de Educação Infantil, caminhando para a formação para cidadania, democracia, solidariedade e valorização da diversidade étnico-raciais.  

Biografia do Autor

Jéssica Angélica de Melo Borges, Universidade Estadual de mato Grosso do Sul

Formada em Pedagogia, aluna de Pós-Graduação-Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de mato Grosso do Sul (UEMS), bolsista do Programa Institucional de Bolsas aos Alunos de Pós-Graduação Estadual de Mato Grosso do Sul (PIBAP/UEMS).

Marcelo Máximo Purificação, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Pós-doutor pela Faculdade de Psicologia e Educação da Universidade de Coimbra (2015). Doutor em Ciências da Religião (Sub área CNPq Teologia/Filosofia) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014 - Conceito 5 na CAPES). Mestre em Educação Comunitária - Infância e Juventude FEST/UFRGS (2009 - Conceito 6 na CAPES). Mestre em Ciências Educacional - UEP (2007).

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Borges, J. A. de M., & Purificação, M. M. (2024). O FAZER DOCENTE DE EDUCAÇÃO INFANTIL, ENTRE SABERES, DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL E DIREITOS HUMANOS: UMA DISCUSSÃO PERTINENTE . ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–13. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1218

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