INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E DIREITOS HUMANOS
PERCEPÇÕES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Visualizações: 89DOI:
https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1208Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Educação Infanti, Formação de Professores, Direitos HumanosResumo
O presente trabalho tem como objetivo investigar as percepções de professores da primeira etapa da Educação Básica sobre a inclusão de crianças com deficiência. Além disso, relaciona essa questão com a garantia dos Direitos Humanos da criança com deficiência. Para isso, parte de uma abordagem qualitativa e utiliza como instrumento de coleta de dados um questionário composto por questões semiestruturadas, aplicado a sete professores no formato online. Os dados foram analisados a partir da análise textual qualitativa e apresentam como resultado que as professoras que participaram da pesquisa compreendem a Educação Inclusiva na Educação Infantil como um direito das crianças com deficiência. Ao mesmo tempo, essas profissionais indicam desafios para a efetivação da inclusão escolar. Dentre os desafios identificados, destacamos a formação de professores e compreendemos que a presença da temática da inclusão ao longo da formação docente é fundamental para o desenvolvimento profissional de professores que atuam em contextos educacionais inclusivos, de modo a contribuir para a superação de barreiras atitudinais, combate ao capacitismo e garantia de Direitos Humanos.