PORTAL CLIO HD

GÊNERO, “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA ONLINE

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Autores

  • Thayná Luiza Uhde Dalsasso Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1205

Palavras-chave:

História Digital, Gênero, Educação, Ideologia de Gênero

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados das ações de pesquisa desenvolvidas no Programa de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), a partir de nossa atuação no projeto intitulado: Portal Clio HD Acervos de Fontes e Objetos Digitais para o Ensino e a Pesquisa em História². Além disso, será apresentado alguns dos objetivos mais específicos sobre o nosso eixo de coleta de dados que está relacionado ao gênero e “ideologia de gênero” na educação. O Portal Clio HD, criado em 2022 e coordenado pelo professor Dr. Wilian Junior Bonete (Departamento de História/UFPEL), e vinculado ao grupo de pesquisa EDUCA/UFPEL, apoia-se em discussões sobre história digital e tecnologias digitais, e tem como objetivo principal constituir um acervo de fontes e objetos digitais, como reportagens, notícias, artigos online, para a condução de pesquisas e o apoio ao ensino da História. O Portal Clio HD não apenas disponibiliza fontes digitais organizadas por tópicos temáticos, mas também oferece espaço para a divulgação de uma variedade de recursos, como livros, artigos, compilações temáticas e conteúdos digitais diversos, incluindo podcasts, vídeos, materiais hipertextuais, softwares educacionais, jogos, e outros links. O portal realiza o armazenamento desses dados - fontes digitais (MAYNARD, 2016; ALMEIDA, 2022) - para garantir o acesso ao material mesmo que seu site de origem não esteja disponível posteriormente. A coleta dos dados possui um recorte temporal que se inicia em 2019 até o presente e conta com cinco eixos temáticos, sendo eles: conflitos contemporâneos; educação; direitos humanos; negacionismo histórico e científico; e diversidade. Atualmente no eixo temático de diversidade são catalogadas duas frentes temáticas ou subeixos: uma sobre gênero e outra ideologia de gênero (ROVAI, SILVA, 2020), cujo intuito é que através das fontes coletadas sobre o assunto o historiador consiga analisar e realizar um balanço ou análise crítica de como esse tema reverberou durante o período, e principalmente o seu desdobramento na educação.  O material catalogado apresenta o debate de como as mídias digitais e os principais veículos de comunicação tratam esse tema. Com a análise dessas fontes será realizado um levantamento sobre o tema, como o termo “ideologia de gênero surgiu”, e foi difundido por grupos conservadores que são contra os estudos de gênero nas escolas, e principalmente como foi debatido durante os últimos 4 anos, sobretudo com o avanço das opiniões da extrema direita durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e seu impactos na educação brasileira, uma vez que o assunto acaba reverberando nas escolas, e no trabalho do professor em sala de aula.

Biografia do Autor

Thayná Luiza Uhde Dalsasso, Universidade Federal de Pelotas

Graduanda em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Bolsista de iniciação cientifica (PIBIC/CNPq), sob orientação do professor Dr. Wilian Junior Bonete UFPEL.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

Dalsasso, T. L. U. (2024). PORTAL CLIO HD: GÊNERO, “IDEOLOGIA DE GÊNERO” E EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE PUBLICAÇÕES NA IMPRENSA ONLINE. ANAIS DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS, 2(1), 01–02. https://doi.org/10.56579/sedh.v2i1.1205

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